Desenvolvimento urbano em pauta na 2ª Conferência da Cidade

 



O propósito do encontro é fomentar a discussão sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.


Estavam presentes no evento representantes do poder público, secretários e assessores municipais, os movimentos populares e sociais; as entidades e instituições profissionais, dos sindicatos e de organizações não governamentais com foco em assuntos que dizem respeito ao dia a dia do cidadão conjacuipense.


Sobre a importância do planejamento para reordenar a cidade, a prefeita alertou para o trabalho realizado em conjunto. “A gente tem o compromisso no nosso programa de governo que é fazer um planejamento para a cidade. Ou esse planejamento vai ser construído pela cidade para a cidade, pelo povo para o povo, ou ele vai dar errado. Então, eu só confio que teremos um processo de planejamento que vai apontar para o futuro melhor, para esse grande desafio que é viver nas cidades, se a gente estiver junto discutindo o futuro; juntos, planejando o futuro”, disse Normélia.



O presidente do grupo Amigos do Brasil Alfredo Venceslau, relatou a nossa equipe o seu sentimento de tristeza pela maioria dos vereadores da cidade não prestigiarem o evento, ressaltando que a Conferência não pertence ao partido A ou B e sim é uma causa que envolve os assuntos pertinentes à Conceição do Jacuípe. “Isso prova a falta de comprometimento deles. Espero que no ano que vem todos estejam presente” desabafa.


Visando qualificar ainda mais as discussões, a coordenação do evento dividiu em quatro grupos. Os temas a serem debatidos foram: políticas de incentivo à implantação de instrumento de promoção da função social da propriedade, participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), instrumentos e políticas de integração inter setorial e territorial.


Além dos assuntos que dizem respeito às ações de curto prazo para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade foram colocados em votação temas sobre a arborização surgerindo que seja plantada uma árvore em todas as casas do município, criação do conselho municipal de segurança, um grupo de projeto de capacitação dos recursos, a demarcação dos limites do município, acessibilidade para os portadores de deficiência físicas e idosos nas ruas e prédios público, criação do aterro sanitário através do portal do sertão, a criação de uma associação de bairros dividindo a cidade em 10 partes para ajudar o poder executivo, entre outras.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Grillo, foi o coordenador geral da conferência.




Ao final da conferência, 06 delegados foram eleitos e irão participar da Conferência Estadual, são eles o secretário de meio ambiente Márcio Souza Santos, o vereador Jodilson Oliveira, a vereadora Maria Celeste dos Santos, Edinaldo da Mata o popular (Didi) que é assistente social, Alfredo Venceslau e a  agente comunitária de saúde Andréa Ramos Ferreira que vão participar em Salvador no segundo semestre deste ano. Em novembro é a vez do Ministério das Cidades realizar a Conferência Nacional, agendada para o período de 20 a 23 de novembro, em Brasília.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics