Artistas e o poder público na III Conferência Municipal de Cultura em Berimbau
Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizada em Conceição do Jacuípe (Berimbau), a III Conferência Municipal de Cultura. Com o tema “Uma política de estado para a cultura: Desafios do sistema municipal de cultura”. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, onde os artistas conjacuipenses discutiram junto com o poder público as políticas públicas aplicadas na produção cultural e as melhorias que irão alavancar a produção dos fazedores de cultura.
Com a participação de vários artistas da terra, secretários e assessores da gestão municipal, alguns vereadores, representantes de alguns segmentos da sociedade e alunos da rede municipal de ensino que discutiram ações para o setor.
O encontro teve como objetivo mobilizar a sociedade e o poder público na elaboração do Plano Municipal de Cultura e na eleição de delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura que acontecerá em Salvador.
A abertura contou com a participação do secretário de Cultura, Esporte e Turismo da cidade Carlos Alberto de Castro Oliveira, a secretária de educação Cristiane Azevedo, que representou a prefeita Normélia Correia, e do cantor Jheovane de emocionou a todos com as suas músicas românticas.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo Carlos Alberto, destacou a realização da conferência no município. “É importante a realização da conferência de cultura, pois, nos dar a chance de discutirmos as ações que pretendem desenvolver a cultura em Berimbau e mobilizar a classe artística para participarem desse processo”, afirmou.
Ele enfatizou ainda, a necessidade de preparação do município para integrar Sistema Nacional de Cultura (SNC), criando seu Plano Municipal; além do Conselho e o Fundo de Cultura, necessários para adesão ao sistema.
O palestrante Hygor Almeida que é representante territorial de cultura do Portal do Sertão em entrevista ao Berimbau Notícias declarou “O nosso território tem uma cultura muito rica e diversa com muitas expressões culturais tombadas como patrimônio da Bahia. O Samba de Roda, a Capoeira, o Ofício de Vaqueiro, as baianas de acarajé entre outras.”
Hygor lembrou ainda a importância de uma conferência de cultura para o município é para despertar a população para o sistema cultural.
Os participantes foram divididos em grupos para discutir os eixos temáticos da Conferência, foram quatro eixos: Eixo I: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Eixo II: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Eixo III: Cidadania e Direitos Culturais; Eixo IV: Cultura e Desenvolvimento.
Na sequência foram eleitos os delegados de Berimbau para a etapa Estadual em agosto. Representarão o município, os delegados eleitos; representando a sociedade civil: Leandro dos Santos Amorim (Leo do Kolega de Quarto), Rosane Silvana Dias Lima e Francisco de Jesus Cerqueira (Roquinho). Representando o poder público: o secretário de cultura de Berimbau Carlos Alberto de Castro Oliveira e Marcelo Jackson Santos Oliveira.