Polícia Militar alerta sobre o uso de capacete em Berimbau

A Polícia Militar de Berimbau vêm reforçando a fiscalização e orientação no trânsito. Pois o grande número de motociclistas na cidade ainda anda sem o capacete. Sendo uma das principais infrações constatadas nas blitz realizadas na cidade.

Além de averiguar a documentação de veículos e motocicletas, segundo a Tenente Elma em entrevista ao Berimbau Notícias, o objetivo principal da operação é também orientar os motociclistas, sobre o uso obrigatório do capacete com a viseira abaixada ou com óculos de proteção, conforme prevê om Código de Trânsito Brasileiro.

“Temos constatado que 80% dos motociclistas não utilizam o capacete”, comentou a Tenente.

Para mudar essa rotina, a Polícia Militar  vêm alertando os motociclistas durante as operações, visando a proteção deles e também dos passageiros. 

Vale lembrar que o uso correto do capacete pode diminuir drasticamente os riscos de acidentes mais graves, evitando traumas e ferimentos na cabeça, em caso de queda ou colisão.

E que conduzir motocicleta sem capacete é infração gravíssima, que acarreta suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na carteira.

A mesma multa é aplicada aos que trafegam sem a viseira ou com a viseira levantada – exceto quando utilizam óculos de proteção.

A Tenente Elma também reforça que, por questões de segurança, as motocicletas devem sempre trafegar com os faróis acesos, inclusive durante o dia. O desrespeito a essa determinação também é enquadrado como infração gravíssima, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da habilitação.

“A policia militar não tem competência para mudar as leis de trânsito, só pode pilotar veículos ciclomotor utilizando os equipamentos de proteção individuais que consta no Código de Trânsito Brasileiro, incluído o capacete por tanto qualquer informação referente a não utilização desse descumprimento não procede.” Finalizou a Tenente Elma.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics