Conselho de Odontologia alerta para uso de falsos aparelhos dentários

O Conselho Nacional de Odontologia divulgou no final da tarde desta terça-feira (25) alerta para uma “nova moda” que tem se consolidado entre adolescentes e jovens em várias cidades do país, inclusive em Conceição do Jacuípe (Berimbau): o uso de falsos aparelhos ortodônticos, com trançados coloridos, de modelos diferenciados e vendido em redes sociais e até em camelôs de grandes centros, como em São Paulo.

Odontólogos alertam que o grande problema na utilização do “acessório” é o risco de  deslocamento dos dentes e de provável retração da gengiva, ou mesmo a perda óssea dos próprios dentes. Existem casos em que o conjunto de peças, unidas e coladas por elásticos ou fios, promovem a perda de um ou mais dentes.

O alerta contra o uso de falsos aparelhos foi manifestado hoje em nota.

Confira a nota na íntegra.

NOTA DO CONSELHO NACIONAL DE ODONTOLOGIA 

O Conselho Nacional de Odontologia repudia qualquer prática que possa por em risco a saúde da população e o bom conceito da profissão de cirurgião dentista.  

A instalação de aparelhos dentários é uma prática privativa do cirurgião dentista e faz parte do tratamento ortodôntico, que deve ser precedido de diagnóstico e planejamento para cada caso. 

O modismo de instalação de "aparelhos falsos" de cores variadas, sem finalidade terapêutica, deve ser encarado como um risco à saúde bucal, podendo levar à modificação da posição dos dentes e até mesmo a graves problemas gengivais e perda dos elementos dentais. 

Ressaltamos que pessoas leigas que instalam aparelhos ortodônticos com finalidades não terapêuticas estão praticando crime de exercício ilegal da profissão de dentista, previsto no artigo 282 do Código Penal Brasileiro. 

É necessário que pais e responsáveis estejam atentos a esses modismos descabidos entre os jovens para que esta prática não venha causar prejuízos irreparáveis à saúde bucal de seus filhos. 

Para a sociedade, fica o alerta: o uso de aparelhos dentários tem indicação apenas em casos que necessitem de tratamento ortodôntico, exclusivamente sob supervisão de um profissional dentista.

A saúde bucal agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics