Inaugurada a Associação dos Artesãos de Conceição do Jacuípe

Não é de hoje que Conceição do Jacuípe conta com a presença de grandes artesãos, consecutivamente com uma Associação de Artesões que já está legalizada há aproximadamente três anos. Porém, o reconhecimento não era ainda o merecido. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Conceição do Jacuípe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Centro de Negócios), cedeu um ponto de comércio no centro da cidade para que a Associação pudesse expor as suas artes, e usando o seu material para gerar renda, pois algumas dessas pessoas vivem do artesanato e precisam de uma melhor forma de comércio.

Nessa quarta-feira (11/6) pela manhã, o ponto foi inaugurado com a presença de moradores, secretários municipais e da prefeita Normélia Correia que em seu discurso disse: “O governo e a Associação de Artesãos deram as mãos e estamos mostrando essas artes para o povo de Berimbau, pois quem tem potencial tem que revelar-se”. A prefeita também pediu que as pessoas que estivesse lhe ouvindo divulgassem e conhecessem o espaço.

Além de manter o ponto fixo na Praça Manoel Teixeira de Freitas, ao lado do Mercado Municipal, os artesões também farão exposições na Praça Benjamim Costa durante os cinco dias de festa, na quadra esportiva.

A ASSOCI ARTES é composta por quinze artesãos que trabalham em diferentes tipos de artesanato, como pintura em tecido, garrafas e MDF, fantoches educacionais, ponto em cruz, crochê, acessórios e etc.

Sônia Alexandre Santos, que além de artesã é também professora e pedagoga, afirma que mesmo tendo a formação na área de educação, a sua maior paixão é o artesanato.

Epaminondas Castro também faz parte da Associação com a exposição de conchas e é mais um artesão que terá todo o tempo para expor e vender sua arte que já dura há mais de 15 anos, pois antes a exposição era feita apenas durante os festejos juninos.

Dona Lindalva Araújo, de 70 anos, e a 10 mora em Berimbau, disse que seu trabalho é exclusivo para reciclagem e que desde criança gosta de juntar miudezas para montar um novo objeto, “Para mim é um prazer trabalhar com reciclagem, e ainda estou ajudando o meio ambiente.” afirmou.

Géssica Costa é a artesã mais nova do grupo, que com apenas 17 anos trabalha com a tia Edilene Braz e vendia acessórios em crochê, biscuit e conjunto de banheiro sob encomenda e disse: “Desde já, estou gostando muito, é uma oportunidade de mostrar cultura para nossa cidade e região, e espero que dê certo para que a cidade conheça melhor o projeto.”

A senhora Luzia Rocha Oliveira, de 69 anos, trabalha na área há mais de 20 anos fazendo pesos para porta em formas de animais e disse que essa é uma ótima oportunidade, pois a mesma vendia na porta de casa e com o ponto comercial as vendas irão melhorar bastante.

A presidente da Associação, Cileide Mascarenhas (Cila), afirmou estar muito feliz com a inauguração, pois além de organizar os artesãos de Berimbau, a Associação também vai gerar emprego e renda aos mesmos. “Lutamos há tanto tempo e pela primeira vez o artesão de Conceição do Jacuípe tem vez e voz.” Disse Cila.

Elaine Lins como moradora se diz muito contente e satisfeita em poder comprar materiais feitos por artesãos conjacuipenses e levar para fora daqui o nome de Berimbau em peças tão bonitas.

 

Confira mais fotos

 

Publicada no dia 11 de Junho, às 20h41

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics