Hemóvel já se encontra na Praça Benjamim Costa para realizar a coleta de sangue em Berimbau

Já se encontra estacionado na Praça Benjamim Costa o Hemóvel, ônibus com toda estrutura necessária para que a equipe do Hemoba possa realizar a coleta de sangue dos doadores de Conceição do Jacuípe. Essa campanha é uma realização da parceria entre a Prefeitura de Conceição do Jacuípe, através da Secretaria de Saúde, junto à empresa FCC e o Hemoba de Feira de Santana.

Para quem deseja realizar a doação de sangue sem sair de sua cidade, e no centro, deve realizar o cadastramento no próprio Hemóvel das 08h às 16h, nesta segunda 21 e terça 22 de julho.

Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes, assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do Estado da Bahia a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

A coordenadora do Hemoba de Feira de Santana, Luciene Coutinho, junto a sua equipe, informou que as pessoas que não podem doar são:

                                      

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; Quem estiver gripado ou com febre; Mulheres grávidas ou que estejam amamentando; Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas ou for portadores dessas infecções; Usuários de drogas; Que fez tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.

E quem pode doar sangue são as pessoas que se sintam saudáveis, tenha entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg, apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo em todo o território nacional.

A auxiliar de administração da FCC, Isabela Santana, afirma que a ideia surgiu através do SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho), e após entrar em um consenso junto com seus colegas, decidiram que a atividade mais consciente seria ajudar a quem tanto precisa.

O senhor João Machado, de 63 anos, morador da Av. Getúlio Vargas afirma: “Acho isso muito bom, eu já doei muito sangue e é uma forma de salvar vidas.”

 

Publicada no dia 21 de julho, às 10h25

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics