IV Seminário Estadual de Educação Integral Trilhando Caminhos nos Territórios Baianos
No período de 04 a 06 de agosto na cidade de Vitória da Conquista aconteceu o IV Seminário Estadual de Educação Integral no Centro de Convenções Divaldo Franco. A Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe se fez presente, representada pela Srª. Cristiane Azevedo da Silva Rosa e a Chefe de Departamento Srª Eliana França de Almeida. Também estiveram presentes gestores escolares e articuladores do Programa Nacional que visa induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
A programação teve início no dia 04/08 com o credenciamento às 16 hs e abertura das atividades com a apresentação cultural do Grupo de Ballet da Escola Municipal Helena Cristalia da cidade de Conquista e com a composição da mesa.
No dia 05/08, no primeiro momento o Prof. João Roberto de Araújo discorreu sobre a temática Educação Emocional e Social e logo em seguida a Monitora do Mais Educação Cláudia Cristina pontuou a respeito do Programa Bolsa Família e a articulação com o Programa Mais Educação e o Censo Escolar. No turno da tarde o Grupo de percussão da Escola Municipal Zelinda Carvalho Teixeira- Caeteté abrilhantou o evento. Na sequência, a Profª. Gesuína Leclerc discorreu sobre a Política de Educação Integral no Brasil e logo mais o Prof. Analdino Pinheiro Silva Filho focou as Políticas de Educação Integral na Bahia. Ainda no mesmo turno, os Municípios de Vitória da Conquista, Mata de São João, São Felipe e Itaberaba trouxeram para a plenária suas experiências com o Programa.
No dia 06/08 na Mesa Redonda , a temática norteadora foi a importância e papel dos Comitês. Em seguida , além de discutirem experiências do Programa nos municípios de Caetité, Porto Seguro e Santo Amaro o Palestrante Antonio Almerico Biond Lima, Superintendente da Educação Profissional do Estado da Bahia, abordou sobre Educação Profissional Integral e Integrada. À tarde a Orquestra de Pandeiros do Jequi- Iramaia prestigiaram o evento, em seguida o Prof. João Augusto de Lima Rocha discutiu sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a Educação integrada. No final da tarde a Profª. Drª. Jaqueline Moll após discutir os caminhos para Educação Integral abriu espaço para a plenária debaterem e exporem reflexões sobre as temáticas abordadas.
Segundo a representante do Comitê Territorial Baiano, Cremilda Andrade, o seminário é uma grande oportunidade de discutir a Educação Integral com os vários municípios baianos.
Já o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes, lembrou que a Educação Integral é muito relevante para o desenvolvimento dos alunos. “Além de arte e esportes, a Educação Integral possibilita trabalhar com valores e com a ética, construindo cada dia, em nossas escolas, verdadeiros cidadãos”.
Em sua fala, a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Rosimária Joazeiro destacou que o envolvimento dos municípios demonstra o apoio a educação integral. Ela também falou sobre a Educação Integral: “É aquilo que eu sempre sonhei para os meus filhos e para os filhos dos outros. O aluno tendo vontade de ir e permanecer na escola sem se preocupar com a hora de voltar para casa”.
“A Educação Integral diz repeito à integralidade do sujeito, ou seja, ela propõe trabalhar com o ser humano de forma mais ampla. Seu conceito vai além dos aspectos da racionalidade ou cognição. Ele dá importância ao olhar, às artes, à estética, à música, significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, à saúde, o corpo”. (Ana Emília Castro).
Publicada no dia 11 de agosto, às 13h27