Realizado o I Congresso Estadual dos Cronistas Esportivos em Feira de Santana
A Associação Baiana de Cronistas Esportivos (ABCD) promoveu no último sábado, (17) na sede da Associação Comercial de Feira de Santana, o I Congresso Estadual dos Cronistas Esportivos da Bahia.
O congresso teve como tema: "A BOLA VAI ROLAR”. Sob a liderança e organização do jornalista Jair Cezarinho, o evento foi bastante concorrido, com a presença de convidados ilustres como: Márcio Martins – Vice- Presidente da ACEB e Presidente da ABCD -, Luiz Ademar – Comentarista do SPORTV e Presidente da ACEESP -, Eraldo Leite – Presidente da ACEB e Comentarista da Rádio Globo do Rio de Janeiro, e ainda, figuras importantíssimas da crônica esportiva da Bahia, como as "Enciclopédias" do nosso futebol, Jorge San Martin, Martinho Leles de Santana e Wilson Paim – Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana de Futebol -, além do próprio Presidente da Federação, Ednaldo Rodrigues.
Allegro – Estúdio de Pilates e Fisioterapia
A imprensa local também esteve presente e muito bem representada pelos radialistas Dilson Barbosa, Rogério Santana, Jorge Bianque, o próprio Jair Cezarinho, e, o ex-técnico de futebol, e agora comentarista esportivo, Roberto Basílio, o popular "Merrinho", que foi inclusive homenageado ao final do evento, de maneira muito justa, diga-se de passagem, pelos importantes serviços prestados ao futebol da Bahia.
Uma vez iniciado o Congresso, muitos foram os questionamentos e opiniões feitos por toda imprensa, todos voltados efetivamente para a melhoria do nosso futebol. O comentarista Luiz Ademar, do SPORTV, por exemplo, defendeu a valorização das categorias de base, e uma melhor transição dos jogadores oriundos destas categorias para os times profissionais, e um fortalecimento ainda maior, dos times do interior, como uma forma de valorizar e revelar novos talentos, sem onerar ou falir os nossos clubes.
O radialista Quirino também marcou presença no evento esportivo
Já o comentarista Eraldo Leite, da Rádio Globo – RJ, falou sobre os avanços e conquistas da ACEB, "Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil", que segundo ele, veio para valorizar ainda mais a figura do cronista esportivo, não apenas junto à CBF, mas também e principalmente, junto aos clubes. O radialista também levantou uma questão polêmica neste Congresso, que foi a extinção do "Campeonato do Nordeste" que, segundo ele, não acrescenta em absolutamente nada aos clubes que disputam, tendo em vista que, mesmo disputando este torneio, os clubes do Nordeste entram no Campeonato Brasileiro, apenas para não serem rebaixados, e nada mais. E mesmo defendendo este ponto de vista, não houve ninguém que se manifestasse ao contrário.
Entre esta e outras questões, o Congresso seguiu adiante discutindo tudo sobre o futebol Nordestino e Brasileiro, com as mais diversas opiniões, inclusive se discutiu bastante a situação do Fluminense de Feira de Santana, um dos mais importantes clubes do futebol da Bahia, que no momento encontra-se em situação bastante complicada, disputando uma série B do Campeonato Baiano, por dois anos consecutivos. Muitos apelos emocionados foram feitos para que todos ajudassem o Fluminense a sair desta situação, tanto pelo atual Presidente, Gerinaldo Costa, quanto pelo ex-presidente, Everton Cerqueira. O Presidente da Federação Baiana, por sua vez alegou que a Federação não mediu esforços para ajudar, mas, que, cabe aos clubes e especificamente aos seus dirigentes, formarem times competitivos para disputarem os campeonatos, e que, o que cabe à Federação, é feito da forma mais imparcial possível, de modo que todos os seus filiados, sejam beneficiados de forma igual.
E o glorioso Fluminense de Feira de Santana, foi o último tema a ser discutido no I Congresso Estadual dos Cronistas Esportivos, além de muitas homenagens que foram feitas a figuras importantes da crônica esportiva da Bahia, como Martinho Leles, Merrinho, Ednaldo Rodrigues, entre outros, e, os ilustres visitantes que abrilhantaram este evento de forma bastante positiva, Luiz Ademar e Eraldo Leite.
O nosso repórter Edson Cardozo, não perdeu a chance de registrar a sua passagem pelo evento e tirou uma foto ao lado de um dos maiores ícones da crônica esportiva brasileira, Jorge San Martin.
E mais uma vez, a equipe do Berimbau Sports, orgulha-se de ter feito parte, deste evento ímpar, na história do futebol da Bahia. Sabemos que isto aumenta, e muito, a nossa responsabilidade com você, nosso Leitor Fiel, que é a razão de tudo que fazemos.
Berimbau Sports
Publicada no dia 18 de janeiro, às 13h30