Acarbo realiza encontro cultural de capoeira em Conceição do Jacuípe

Foi realizado nos dias 28 e 29 de maio em Conceição do Jacuípe, o XVI Encontro Cultural de Capoeira do Grupo ACARBO (Associação de Capoeira Arte Recreação Berimbau de Ouro) com a participação de grupos de diversas cidades da região, tendo à frente o contra mestre Leno, Lean, Júnior e o Formado Pilão que agradeceram a todos que contribuíram para realização do evento e ao diretor do CECJ, Ginho.
O evento aconteceu na Vila Nova Esperança e no Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe.
Na oportunidade ocorreu a promoção de Cursos de maculelê, puxada de rede e samba de roda com o Professor Pitu e Formado Alambique, apresentações Cultural de capoeira e do Grupo da terceira idade Capoterapia, roda de Mestre com o Professor e Formandos, troca de cordas e batizado, encerrando com uma bela confraternização marcada pela empolgação, alegria e dedicação dos realizadores e participantes.
O mestre Macaco da cidade de Santo Amaro da Purificação que tem 41 anos da prática da capoeira veio prestigiar o evento. “Tudo está maravilhoso e superou a minha expectativa, com este projeto a capoeira vem crescendo na cidade, inserindo os jovens nesse processo social, educativo e cultural, formando as crianças de hoje adultos do bem”, declarou.
Já o mestre Admilton Oliveira dos Santos que já tem 31 anos na capoeira, explicou o objetivo do evento “O encontro difunde a cultura na sua divulgação de forma plural, buscando novos adeptos, além de resgatar os valores da nossa identidade cultural, com o intuito de preservar o que é nosso”, afirmou.
Atualmente o Grupo ACARBO está com 30 componentes, e tem aulas às segundas, quartas e sextas das 18h30 às 21h, na Escola Municipal São Francisco localizada na Rua Nova Brasília, às terças e quintas das 18h30 às 21h na Escola Maria Arquiminia na Rua João Pimentel Ribeiro e também na Quadra da Vila Nova Esperança. Maiores informações: 75 98117-9646.
A luta
Mistura de dança com luta, a Capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório abrange chutes e piruetas cheios de molejo, malícia e manemolência.
Existem duas vertentes: a Capoeira de Angola e a Regional. Mestre Pastinha é o grande precursor da primeira, e Mestre Bimba, da Regional, diferenciada pela introdução de golpes “ligados” e “cinturados”. A chamada Roda de Capoeira divide-se entre lutadores e instrumentistas, responsáveis pelo tom e marcação dos capoeiristas. O berimbau é a alma da batucada, entoando e guiando o ritmo da apresentação.
A mais popular manifestação folclórica do estado encontra eco no mundo inteiro. A Capoeira é prática difundida por todos os cantos; atraente para os “gringos” e dominada com maestria pelo baiano. A manifestação é mais forte em Salvador, Cachoeira, Mata de São João, Santo Amaro, São Félix, Feira de Santana, Maragojipe e Nazaré.
Confira as fotos do evento na Vila Nova Esperança
Confira as fotos no Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe
veleu todos pelo apoio e ajudar ainda vemos que em meias dificuldades Muitos acreditam que somos capazes de fazer ao algo melhor
ACARBO
Muito obrigado Berimbau noticias, por ter feito a cobertura de nosso evento.
Capoeira não tem idade e nem limites, vamos educar os jovens de hj para que precise punir os adultos de amanhã. (formado pilão )
Boa reportagem dessa grupo muito querido aqui em berimbau esse Acarbo tem muita história
OBRIGADO BERIMBAU NOTICIAS