Confira os cinco fatos curiosos sobre o amor que são comprovados pela ciência
O amor pode ser um sentimento bastante curioso, tanto que muitas vezes os próprios apaixonados não conseguem explicar a razão pelas quais se interessaram um pelo outro, ou mesmo para a sensação de conforto que surge ao olhar para o par. Enquanto o DIA DOS NAMORADOS – que acontece no próximo domingo (12) – não chega, descubra cinco fatos interessantes e até estranhos sobre amar.
AMAR DEIXA ALIMENTOS MAIS DOCES
Você já ouviu que a vida é mais doce quando se ama? Acredite, a frase tem seu fundinho de verdade: um estudo realizado pela RADBOUD UNIVERSITY NIJMEGEN descobriu que até mesmo o sabor da água parece adocicado quando as pessoas consomem pensando no sentimento.
ESTAR APAIXONADA É SIMILAR A USAR DROGAS (E PODE VICIAR)
Pesquisadores da ALBERT EINSTEIN COLLEGE encontraram evidências de que estar apaixonada faz com que o cérebro produza dopamina e cause a sensação de felicidade intensa. Aliás, a área ativada e a euforia causada por ela é a mesma do uso de drogas recreativas como a cocaína. Além disso, esse estímulo pode ser considerado viciante.
RELAÇÕES MONOGÂMICAS SÃO COMUNS NO REINO ANIMAL
Não são apenas os seres humanos que optam por ter um relacionamento amoroso exclusivo até o final da vida. Atualmente, são muitas as espécies conhecidas pela monogamia. Pinguins, cisnes, araras e até baratas estão entre elas.
CORAÇÕES DOS NAMORADOS BATEM JUNTOS
Os corações dos casais que estão juntos há algum tempo tendem a bater no mesmo ritmo. Apesar de os cientistas não saberem ao certo o motivo, ficou claro que é o órgão feminino que faz mudanças para acompanhar o parceiro.
LEVA POUCO TEMPO PARA SE INTERESSAR POR ALGUÉM
Tudo bem que o amor é um sentimento construído a partir da convivência, mas a paixão – ou ao menos o interesse – acontece bem rápido: pesquisadores da UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA descobriram que a maioria das pessoas levam apenas alguns minutos para decidir se querem investir no outro ou não.