TRISTE REALIDADE: Quase metade do eleitorado baiano não tem ensino médio completo

Dos 10.185.417 eleitores aptos a votar no estado da Bahia quase a metade não concluiu o ensino médio. Conforme apuração, baseado nos dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 3.084.691 não têm ensino fundamental completo e 1.821.441 não possui ensino médio, ou seja, 4.906.132 sequer concluíram os estudos do primeiro grau. 

O número representa 48,16% do eleitorado da Bahia. Se tratando de nível superior o percentual é muito menor. 2,28% possui ensino superior completo, o equivalente a 233.132 eleitores. 

Analisando outra estado do Nordeste, como Pernambuco, o cenário não é diferente. O número de eleitores é menor que o da Bahia, são 6.512.353, é o 7º colégio eleitoral do país. Já a Bahia é o 4º, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. 

Em Pernambuco, 1.782.893 não têm ensino fundamental completo e 954.376 não concluíram o ensino médio, totalizando 2.737.269, é metade do número baiano, porém em percentual, o cenário não muda muito. 42,3% dos eleitores de Pernambuco não concluíram os estudos.

Já o Rio de Janeiro, é o terceiro maior colégio eleitoral, com 12.141.145, conforme Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos quais 3.539.553 não têm ensino fundamental completo e 2.621.494 não concluíram o ensino médio. O que significa dizer que 50,1% do eleitorado fluminense não concluíram os estudos. Em relação a quem tem ensino superior, 6,4% terminaram a faculdade. São Paulo é o primeiro colégio eleitoral do país, com 15.224.151 eleitores. 28,3% não tem ensino fundamental e 22,5% não tem ensino médio completo. 

 

FORRO DO XICO

3 Comentários

  1. Estou achando que está melhorando. Nossos jovens estão escrevendo mais. Estou pensando em adotar minhas provas pelo face ou whatsapp! Posto a pergunta e tenho certeza que eles vão escrever mais do que numa folha de ofício. O problema vai ser descobrir se eles estão respondendo ou me devolvendo a responta com outra pergunta, já que não usam acento ou pontuação. Estudar pra que? Para ser professora e ganhar um piso de R$ 1.917,78. É melhor ser político, basta saber ler e escrever. Creio que com a terceira série do ensino fundamental já é o bastante. E não precisa ser deputado, governador ou senador. Vereador em Berimbau já está bom, com um piso de R$ 7.596,57. Mando um grande abraço para meus alunos que não frequentam as aulas e nem estudam. Obrigada, só assim me sinto um pouco como um político. Ganho o salário sem fazer nada!

    1. Com certeza você não é professora. É mais um fake porque não conheço um professor (professor de verdade) que ganhe sem trabalhar. Quem recebe sem fazer nada mais é do que um corrupto. Professores formam fisioterapeutas, biólogos, médicos, geólogos, engenheiros, farmacêuticos, advogados e todos os profissionais de todas as áreas. Se o professor buscar sua evolução profissional, o ganho financeiro também virá. Existem professores no Brasil que ganham salários entre 10 e 20 mil reais mas a maioria não ganha muito atém do piso porque ao invés de se qualificar passa a vida reclamando que não é valorizado e esperando os aumentos irrisórios do governo.

  2. Por mais irônico que possa parecer, a educação escolar neste país só era levada a sério e de qualidade até meados da década de 1980. Com o fim do regime militar e a desgraça do atrasado do Sarney assumindo a presidência o Brasil só andou pra trás. Não estou dizendo que a ditadura militar foi boa coisa para nosso país, foi uma vergonha e uma desgraça também, mas havia seriedade tanto de professores como de alunos. Os colégios públicos eram referência de ensino de qualidade. A partir da era Sarney o interesse dos governantes (inclusive do mentiroso e fingido do Lula) sempre foi manter a maior parte da população na ignorância pois é fácil iludir e enganar pessoas sem escolaridade. Infelizmente essa é a política dos governantes brasileiros. As coisas só vão mudar quando o povo exigir leis que determinem que salário de político seja igual ao de um trabalhador comum. Leis que obriguem políticos a colocarem seus filhos para estudar em escolas públicas. Leis que obriguem políticos e familiares a usarem o SUS. Leis que deixem fora da política para sempre todo político que roubar dinheiro público. Quando essas leis passarem a existir teremos serviços públicos de qualidade e a corrupção se acabará no Brasil. Mas enquanto a população semi-analfabeta se iludir com bolsinhas-esmolas do governo e a população escolarizada continuar se estrepando pra pagar essas bolsinhas-esmolas e permitindo aos Lulas da política armarem esquemas de desvios de dinheiro público as coisas não vão mudar. Precisamos de menos ministérios e mais trabalho que leve qualidade de vida para o povo. Precisamos de menos deputados e senadores e mais serviços prestados à população. Precisamos de menos vereadores e mais fiscalização (que é o trabalho deles) sobre os gastos que os prefeitos fazem. Acorda gente! Acorda! Ou em breve seremos um país de maioria de analfabetos funcionais e miseráveis ociosos que se contentam com esmolinhas dos governantes sendo que essas esmolinhas não compram mais o feijão, nem a farinha muito menos o salmão e o champanhe. As mudanças nesse país dependem do povo! Precisamos exigir leis que obriguem os políticos a trabalhar 40 horas semanais como todo trabalhandor! Lembrando ainda que os políticos são nossos empregados! Nós demos o cargo a eles, nós pagamos o salário deles portanto quando fazem alguma coisinha não estão fazendo mais do que a obrigação. Chega de propagandas enganosas nos Facebooks onde políticos de araque vivem postando fotos do pouco que fazem, entre uma viagem e outra com o dinheiro público, pra parecer que são competentes e que estão preocupados com o povo. Acorda eleitor! De político ladrão, vagabundo, mentiroso e enganador esse país está cheio. Vamos fazer as mudanças que queremos e precisamos. Em outubro vote certo. Não venda seu voto porque eleitor que vende voto não pode reclamar de nada depois. Eleitor que vende voto é tão corrupto quanto o político ladrão que desgraça nossas vidas e o país. Mudanças já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics