Estudante conjacuipense é selecionada para intercâmbio em universidade de Portugal

A estudante Erica de Jesus Santos, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi aprovada na Seleção do Programa de Bolsas Ibero – Americanas para estudantes de Graduação Santander Universidades – Edição 2016. A partir de Janeiro de 2017, Erica estudará seis meses na Universidade do Porto, localizada na cidade do Porto, em Portugal.

O programa tem objetivo de proporcionar mobilidade internacional de estudantes de graduação para qualificar a formação dos universitários.
Estudante do sexto período, Erica (21 anos), reside na localidade da Coréia no distrito do Picado. Aos 18 anos deixou o lar para morar na Residência Universitária da Universidade em nome dos estudos e futuro profissional. A estudante já participou de projetos como o do Programa de Institucional de Iniciação á Docência (PIBID), e no momento atua como bolsista do Departamento de Saúde da UEFS, setor que engloba todos os assuntos relacionados aos cursos da área da saúde, incluindo a Educação Física.56

Erica conta que participar de um intercâmbio contribui de forma significativa para desenvolvimento acadêmico, profissional, pessoal e futuramente numa formação continuada, devido a tal experiências. “Minha motivação em querer estar participando de tal experiência como essa é de compreender que a mesma é uma oportunidade rara na vida de um estudante universitário, e de ter a convicção de que é uma decisão radical conviver com pessoas com cultura, vestuário, alimentação, hábitos, tradições totalmente diferentes, mais porém de extrema importância se for em nome dos estudos; é desafiador porque muitas vezes nos acomodamos com a nossa visão unilateral do mundo.”45

Agora a estudante necessita angariar recursos financeiros cobrir algumas taxas. “São custos com passaporte, emissão de visto, seguro saúde, passagens aéreas, entre outros que não são cobertos pelo programa”, conta a estudante que receberá do programa uma bolsa – auxílio para custear, hospedagem, transporte e alimentação no período da mobilidade. A estudante Conjacuipense conta a ajuda de amigos e colaboradores da causa e venda de rifas, para contribuir com o sonho de estudar no exterior. “Participar de um intercâmbio é uma realização pessoal. Fico ciente que estou buscando um diferencial na minha formação de valor irrevogável, considerando o intercambio uma forma de investimento na minha carreira profissional, uma oportunidade única. Fui estudante de escola pública, e sou da zona rural da cidade. Espero que eu possa servir de inspiração para outros estudantes da cidade e do campo que um dia não teve uma perspectiva profissional” comenta. “O caminho para estudar fora do país é duro, longo, mas acredito que tenho a capacidade de vencer todos os desafios que estarão por vim nessa jornada.”

Aqueles que quiserem colaborar com o sonho da nossa estudante conjacuipense podem entrar em contato pelo número (75) 9 88711283.

 

durateston

12 Comentários

  1. Parabéns!!! Não a conheço,mas fico feliz por saber que uma pessoa de família humilde chegou a uma universidade pública e vai estudar em outro país com seus méritos. Que Deus lhe acompanhe e lembrese que fazer o certo é sempre o melhor caminho em prol do sucesso. Passa a rifa aqui na prefeitura. Avisa antes, e com certeza algumas pessoas irão contribuir.

  2. Parabéns! O sucesso já faz parte da sua vida menina, Deus te abençoe , guie e protega. Lembre-se que a humildade é a essência da vida

  3. Parabéns Érica,fico muito feliz por vc,uma menina inteligente,que mora na comunidade do Picado,onde há muitos jovens assim como vc. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics