QUEM AGUENTA? Negros terão que provar que são negros em concurso público

Uma nova medida do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está causando polêmica: agora os candidatos negros terão que se submeter a uma verificação para comprovar a cor em concursos públicos. As novas regras regulamentam a Lei nº 12.990, de 2014, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos. 

Os editais devem prever e detalhar os métodos de verificação da veracidade da autodeclaração, com a indicação de uma comissão que terá seus membros distribuídos por gênero, cor e naturalidade. Podem concorrer a essas vagas aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público.

As formas e critérios de verificação levarão em conta apenas os aspectos fenotípicos do candidato, que são suas características físicas, e não a ascendência.

A verificação da autodeclaração deve acontecer antes da homologação do resultado final do concurso público. Caso se verifique que a autodeclaração é falsa, o candidato será eliminado do concurso, sem outras sanções.

 

AAD

8 Comentários

  1. Pior não é nada, é que os negros ainda continuam se escravizando até hoje em boa parte dos países africanos. Na minha opinião é falta de auto respeito e amor com seu semelhante, estupros, mutilações ainda, a fome e a miséria ainda assolam o continente que descende boa parte do Brasil. Grupos tribais ainda escravizam e vendem, assim como no tempo do império. O negro tinha que dar o exemplo, ser superior aos brancos e assim conquistar através dos méritos o respeito perdido.
    Na minha opinião esse lance de cota é um afronto a inteligência e a capacidade dos negros. E consequentemente um tiro no pé, aumentando e distanciando as raças. Não deveria nem existir esse nome, negro e nem branco etc, o que deve existir é apenas o ser humano, sendo valorizado pela suas atitudes.

    1. Se vc fosse UM OBSERVADOR saberia que, se não fossem as cotas, os negros que vivem nos Estados Unidos JAMAIS conseguiriam SEQUER entrar numa Universidade. Foi preciso o Governo Norte-Americano criar as LEIS de COTAS para OBRIGAR as Universidades dos estados do SUL a aceitarem negros como estudantes. Foi preciso NEGROS recusarem-se a comprar produtos de brancos e a pegarem ônibus (indo a pé para o trabalho e voltando do mesmo jeito para casa) pra forçar a criação de leis contra o APARTHEID americano. Então, não venha você dizer que SIMPLES iniciativas meritocrática num país RACISTA como o nosso possa REDUZIR as desigualdades nas ofertas de trabalho para brancos e negros em nosso país. As cotas são, SIM, importantes. É uma REPARAÇÃO aos crimes que foram cometidos contra os nossos antepassados. E acabou? NÃO! nos Estados Unidos, policiais BRANCOS matam negros adoidados, humilham-nos quando efetuam prisões. Daí a GUERRA que tá rolando nos Estados Unidos HOJE, entre brancos e negros. Se você quer sair às ruas sem medo de ser alvejado por um cara OPRIMIDO pela Sociedade, dê a esse oprimido as mesmas oportunidades que são dadas aos BRANCOS. Vá a faculdade de medicina da UFBA hoje e CONTE quantos negros tem. Vai ver que são VÁRIOS. Agora, pergunte a quem estudou na UFBA NO passado, e vai ver que UM OU DOIS. Então, aconselho que você recolha-se a sua mediocridade e não se aventure mais a se declarar “OBSERVADOR”, por que disso você não NADA.

  2. A própria maneira de tratar o SER HUMANO, como: ‘OS NEGROS’. Ou atos como: Consciência negra, ou projeto como: Cotas para negros e etc. Tudo isso é um aglomerado que discrimina ainda mais! O ser humano não tem que ser tratado como, ‘o candidato NEGRO’! É simplesmente, o candidato, e ponto! Somos, homens ou mulheres, crianças, jovens, ou adultos. Porque classificar ou, destacar sempre as pessoas pela cor? O problema da educação de base, aos ensinos subsequentes, é a problemática! qualificando o ensino público, oportunizando o menos abastado com uma educação em nível do privado… problema resolvido! Mas os ladrões de terno não tem a mínima intensão de fazer o pobre “pensar”.

    1. Quando a raça branca ou também chamada “raça caucasiana” for submetida aos mesmos tratamentos que os negros quando foram escravizados, quando os brancos forem amarrados a bolas de ferros e jogados ao mar pelos traficantes de escravos, quando os brancos forem descartados nas filas de empregos por que tem cabelos lisos ou a pele clara demais, quando houver poucos médicos, Engenheiros, Generais brancos e mais médicos, engenheiros, advogados, generais, etc. NEGROS, então, SÓ então, ACEITAREI ESTE TEU ARGUMENTO. Porque, se um branco sofresse na pele o que os negros já sofreram, então não subiria no alto do púlpito para falar isto que você tá falando. Viva aos negros! Vida longa aos negros! Viva ao dia da Consciência Negra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics