ABSURDO: Temer suspende programa nacional para combater analfabetismo

Com uma das piores taxas de analfabetismo da América do Sul e sem cumprir compromissos internacionais na área, o Brasil interrompeu o programa federal que ensina jovens e adultos a ler e escrever, de acordo com informações publicadas pelo jornal Folha.

Segundo a publicação, ao todo, 13 milhões no país não sabem decifrar nem um bilhete simples, o equivalente a 8,3% da população com 15 anos ou mais. Esse contingente era alvo do Brasil Alfabetizado, executado por Estados e municípios com verba do governo federal.

Ao jornal, o Ministério da Educação afirma que o programa está em execução, mas prefeituras e governos estaduais relatam um bloqueio no sistema da pasta que impede o cadastro de alunos -o que inviabiliza o início de novas turmas.

Ainda de acordo com a reportagem, a interrupção do programa foi confirmada pelo ministério a uma cidadã que o questionou sobre o tema por meio da Lei de Acesso à Informação. “Até o momento não há previsão de reabertura do Sistema Brasil Alfabetizado para ativação de novas turmas”, respondeu, em junho, a pasta chefiada pelo ministro Mendonça Filho (DEM).

Atualmente, só os alunos cadastrados antes desse bloqueio do sistema estão frequentando as aulas. De acordo com o ministério, são 168 mil no atual ciclo, iniciado em outubro do ano passado. O número explicita o encolhimento do programa. Relatórios da pasta mostram que, até 2013 (dados mais recentes), eram ao menos 1 milhão de atendidos ao ano.NN

Questionados pelo jornal sobre onde estão os 54% dos analfabetos do país, sobre a situação do Brasil Alfabetizado, sete dos nove Estados da região responderam, e relataram, no mínimo, expressiva queda de atendimento desde o bloqueio do programa e, nos piores casos, o fim dos cursos de alfabetização. Os governos de Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia também relataram redução e descontinuidades dessa ação. 

O Ministério da Educação afirma que o Brasil Alfabetizado “está mantido e encontra-se em execução”. Diz que está iniciando a preparação de novas turmas, mas ainda não há uma data para que isso aconteça.

Por meio da assessoria, a pasta declarou ainda que as turmas atuais do programa foram abertas em outubro de 2015 e têm duração de oito meses. No atual ciclo, informa, são 17.445 turmas com 167.971 alfabetizandos.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Berimbau Notícias 75 9 9190-1606

 

poo

 

7 Comentários

  1. A matéria diz: Absurdo! Mas de absurdo essa decisão não tem nada! O Brasil é o País das falcatruas. Várias pessoas sem o mínimo conhecimento intelectual fizeram desse projeto uma ‘esculhambação’. Ganham o dinheiro na ‘mamata’, ou, se quer tem capacidade para ensinar. É só mais uma maneira de extirparem o dinheiro público. Nosso dinheiro!!!

  2. Também,eu sabia que esse negocio com prefeitura não ia dá certo,eu vi foi muita jogada politica aqui em berimbau,ainda teve coragem de dizer aos professores que era uma ajuda de custo,que se não fosse a prefeita não teria esse programa em berimbau,acredito que vai ter puxa-saco,quero justificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics