AMOR POR QUEM? Prefeitura de Berimbau demite servidores em período proibido pela legislação eleitoral

Os profissionais da saúde de Conceição do Jacuípe clamam por intervenção das autoridades públicas e dos movimentos que defendem os direitos dos servidores para barrar os crimes que estão sendo cometidos contra eles no âmbito da Secretária de Saúde do município.

VOCÊ VIU? BERIMBAU: A Prefeita e a lógica bipolar da distribuição de privilégios e arrochos salariais dos profissionais da saúde

No dia 28 de agosto, foram efetivadas 3 DEMISSÕES sem justa causa de servidores temporários*, que não podem ser demitidos por terem os seus contratos ativos em face da renovação assinada pela Prefeita – tendo como base para renovação a pandemia da COVID-19 estes contratos do REDA foram renovados através do Decreto Municipal 75/2020 (veja aqui) – e sobretudo considerando que suas demissões são terminantemente proibidas por força da Lei n° 9.504/1997, art. 73, V e VI. De acordo com a referida Lei, desde 15 de agosto: “são vedadas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais (a): I – nomear, contratar ou, de qualquer forma, admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens, ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito …”

A redação do BN recebeu denúncias no dia 28 de agosto, da demissão de três servidoras. Preservamos os denunciantes em sigilo, pois os mesmos possuem medo de retaliação e mais demissões. Informamos os nomes das pessoas demitidas à Câmara Municipal.

Todas as servidoras foram demitidas sem aviso prévio, de forma verbal pela Secretaria de Saúde – conduzida pela Secretária Zenaildes Lisboa Rodrigues (Enfermeira).

Este crime deve ser revertido e o poder público deve responder por ele.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Berimbau Notícias 75 9 9190-1606

5 Comentários

  1. Mais que absurdo, além de contrária a lei, ela contrária a ética, pós em tempo de pandemia desfalcar a secretária de Saúde com profissionais que são significativo para o combate o Covid 19.
    Por isso mais compromisso , vote Lau.! Um compromisso com a nossa saúde! #SomosLau!

  2. Eu não sei quem foi demitido mas tomara q tenha sido o tal do Márcio ele trata ajente q Samos feirantes muito mal nos não o suportamos ele acha. Q é superior a gente muito arrogante e presunçoso se foi ele é uma decisão certa

    1. Meu amigo, eu entendo você, mas é crime demitir em período eleitoral. Só pode demitir e for justa causa. Pra ser justa causa tem que ser através de processo administrativo. Você pode abrir um chamado na ouvidoria da prefeitura para pedir que investiguem o servidor que está agindo com conduta imprópria. Mas uma coisa é certa, ninguém pode ser demitido sem justa causa nem três meses antes, nem três meses depois das eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics