O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; o ministro da Cidadania, João Roma; e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte estiveram presentes em um evento no município de Coração de Maria no último sábado (7/8). Na oportunidade foram discutidas estratégias relacionadas a educação, além de dúvidas acerca de programas e políticas públicas.
O prefeito Kley Lima (PP) destacou a importância do município sediar um evento desse porte. “Foi muito importante para a gente porque geralmente esses eventos acontecem em cidades maiores. Quando a gente consegue trazer um evento desses para um município como Coração de Maria isso dá uma esperança aos municípios pequenos, porque a gente tem a certeza que estamos sendo vistos, assistidos e representados”, afirmou.
O gestor fez um balanço positivo dos sete meses de governo, e afirmou que apesar das dificuldades enfrentadas tem feito grandes esforços para garantir melhorias a cidade.
João Roma (Republicanos), Ministro da Cidadania, realizou agradecimentos a Prefeitura Municipal pela receptividade e afirmou que o evento segue o slogan “mais Brasil, menos Brasília”, que tem como objetivo aumentar a autonomia de estados e municípios. Genuinamente nordestino, Roma deixou de lado os protocolos e participou de uma roda de capoeira junto com o prefeito Kley Lima (PP).
“Estamos trazendo a estrutura dos ministérios para atendimento as prefeituras, para que a gente consiga destravar as questões burocráticas e cada vez mais consigamos efetivar as ações do Governo Federal, para que cheguem diretamente ao seu destinatário final, que é a população brasileira”, disse.
O ministro classificou o programa Auxílio Brasil como um avanço nos programas de transferência de renda e afirmou que o intuito é proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas. Nesta segunda-feira (9/8) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entregou à Câmara dos Deputados a medida provisória que cria o novo programa social do seu governo, no entanto, o valor do benefício do sucessor do Bolsa Família será definido somente no fim do ano.
Milton Ribeiro, Ministro de Estado da Educação, explica que estas iniciativas são uma oportunidade para que aas prefeituras aprimorem a gestão educacional nas suas regiões: “Essa é 17° viagem que nós fazemos em todo o Brasil. O objetivo é que ao invés dos prefeitos e toda uma comitiva irem a Brasília, Brasília venha até a cidade. Aqui no entorno as cidades mais próximas vem para ter acesso a possíveis escolas, ônibus e creches que o Governo Federal tem a disposição dos municípios. Ir pra lá, além do tempo, exige recursos monetários e algumas cidades não tem tanto recurso assim para poder gastar.
O Deputado federal Ronaldo Carletto (PP-BA) teceu elogios ao prefeito e afirmou que a parceria formada com a gestão municipal tem gerado resultados positivos. “Já colocamos emendas que vão chegar para infraestrutura, asfalto, saúde… Esse é o nosso compromisso de campanha, eu fui em praça pública e disse naquela época: “Coração de Maria vai ter a felicidade de ser transformada”, pontuou.
Paim, ex-prefeito de Coração de Maria, também elogiou o atual governo da cidade: “Fico muito satisfeito em saber que Kley está fazendo um grande mandato, eu falava em meus discursos de campanha que não tinha dúvidas de que ele seria um grande prefeito. O povo está satisfeito, e isso é sinal de que ele está trabalhando bem”.
O evento também contou com a presença de importantes lideranças políticas de cidades vizinhas, como João Bahia (PSD), prefeito de Amélia Rodrigues, Edifrancio Oliveira (PSD), prefeito de Santa Bárbara e Colbert Martins (MDB), prefeito de Feira de Santana.