Com notória bagagem intelectual e disposto a compatilhar seu conhecimento, o escritor e professor Alírio Filho, em seu livro intitulado ”Errar Nunca Mais – Português sem complicação” mostra que, com dedicação, é possível dominar a Língua Portuguesa e diminuir as dúvidas e erros que perseguem a nossa fala e escrita.
Professor há 37 anos, Alírio ressalta a importância de lançar um projeto como esses em um momento tão delicado como o que vivenciamos, em que os profissionais da Educação precisaram se reiventar, com muito esforço e dedicação.
Vereadores e a Presidente da Câmara de Conceição do Jacuípe marcaram presença no evento
O lançamento da obra ocorreu na Livraria Atlântica, em Feira de Santana, nesta sexta-feira (15/10), data em que é celebrado o Dia dos Professores.
O livro é resultado de um estudo feito pelo escritor, que viajou por várias cidades e pesquisou a maneira como a Língua Portuguesa é falada na prática.
“Eu viajei por vários lugares, conheci algumas cidades e comecei a fazer um estudo de como a nossa língua está sendo processada, tratada e falada na prática. Detectei muitos erros em diversos setores da sociedade, seja no setor educacional, no setor de palestras, jurídico. A nossa língua, a língua de Machado de Assis, não pode ser maltratada”, disse o escritor.
O Deputado Estadual José de Arimateia (PRB) esteve presente durante o evento e teceu elogios ao professor Alírio Filho pela iniciativa.
“A educação é base do desenvolvimento e crescimento da própria nação, então eu acho que está de parabéns essa iniciativa do professor. Quanto menos nós errrarmos, melhor. Isso é um exemplo não somente na questão da literatura, mas também no comportamento das pessoas. Eu não poderia deixar de vir aqui e prestigiar”, afirmou o parlamentar.
Erros de português acontecem, todos nós sabemos. Nossa lingua prega peças frequentemente, que acabam passando despercebidas. Por isso, o Errar Nunca Mais caracteriza-se como uma espécie de Manual de Consulta, destinado a todos os profissionais liberais, sobretudo, jornalistas, advogados, comunicadores, professores, pedagogos, aqueles que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), empresários, pastores, padres, palestrantes e outros que precisam melhorar significativamente a escrita, a fala e muito mais.
“Eu enumerei mais de 400 erros da Língua Portuguesa, erros que são praticados no dia a dia na sociedade, dos mais primários até os mais complexos, e coloquei no livro em forma de pergunta, como se fosse o leitor ou a leitora interagindo com o autor da obra sobre temas variados da Língua Portuguesa”, explica.