QUALIDADE DE VIDA: Fisioterapeuta Izabele Carvalho explica os benefícios que o pilates pode trazer para a saúde
Profissional atua em Amélia Rodrigues, Berimbau e Coração de Maria

Da infância à gravidez e terceira idade, os exercícios físicos trazem benefícios ao corpo e à mente, melhorando a qualidade de vida. Quem pratica exercícios com regularidade, conhece os benefícios que trazem e sente falta quando deixa de praticá-los.
Para esclarecer questões sobre o método pilates, o Fala Genefax convidou a Dra. Izabele Carvalho. Fisioterapeuta (2010) e especialista em pilates (2008), Izabele atua no mercado de estúdios de pilates desde 2010. No momento, possui três espaços na região, nas cidades de Amélia Rodrigues, onde nasceu e viveu boa parte da sua vida, Conceição do Jacuípe, atual residência da fisioterapeuta, e Coração de Maria. Para mais informações sobre os agendamentos acesse o Instagram @dra.izabelecarvalho.
No contexto da pandemia, as medidas de segurança determinadas pela Organização
Mundial de Saúde (OMS), no entanto, criaram uma rotina muito propícia ao sedentarismo, com aumento do tempo em casa e impedimento de realização de algumas atividades, especialmente, para quem migrou para o formato home office.
O Brasil já aplicou 244 mil doses de vacina contra a Covid-19 e tem quase 50% da população com as duas doses, o que desacelerou a pandemia no país. Neste cenário, é oportuno falar sobre os benefícios de começar ou recomeçar a se exercitar.
Diante das múltiplas possibilidades, o primeiro passo para escolher qual exercício praticar envolve conhecer as opções disponíveis e reconhecer os próprios objetivos e preferências.
Como prática que condiciona e tonifica o corpo, combate dores e problemas posturais, auxilia pacientes em reabilitação, o pilates é uma alternativa que tem crescido como opção para diversos públicos. No entanto, muitas são as dúvidas e mitos sobre a prática da modalidade.
Fala Genefax: Dra. Izabele Carvalho, quem pode praticar pilates?
Izabele Carvalho: O método plates pode ser praticado e é indicado para os mais diferentes grupos de pessoas, desde as mais sedentárias ou sem o hábito de praticar atividades físicas até atletas de alto nível. Qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, pode fazer pilates: da criança ao idoso, das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens posturais, e ainda pode ser recomendado, para condicionamento físico e prevenção de lesões.
Fala Genefax: Quais são os benefícios?
Izabele Carvalho: Os benefícios do pilates vão além do físico. O método promove a integração da mente, corpo e espírito. Essa integração é importante, só assim o indivíduo é capaz de ter controle completo do próprio corpo. Os benefícios são inúmeros, irei citar alguns deles:
Aumento da resistência física e mental;
Aumento da flexibilidade;
Correção de problemas posturais;
Alívio de dores musculares;
Auxílio e prevenção contra a osteoporose;
Ajuda a melhorar a respiração;
Promoção de bem-estar e relaxamento;
Elevação da autoestima;
Equilíbrio de todas as funções do corpo.
Fala Genefax: No contexto da pandemia, o pilates é uma boa alternativa para quem
está se recuperando da Covid-19?
Izabele Carvalho: A vantagem do pilates, em comparação com outras atividades, para a recuperação de pacientes que tiveram Covid-19, é a questão do acompanhamento da respiração em cada movimento. Um dos principais objetivos estabelecidos por Joseph Pilates, criador do método pilates, foi o trabalho para fortalecimento do sistema respiratório, que fica muito comprometido após o contato do paciente com o novo Coronavírus.
Fala Genefax: É verdade que a prática do pilates facilita o nascimento por parto
normal? Quais os benefícios para mulheres grávidas?
Izabele Carvalho: O pilates ajuda a mulher a ter mais controle na contração dos músculos do
assoalho pélvico, o que facilita o parto normal. Outro ponto positivo é a melhoria da circulação sanguínea, combatendo câimbras e inchaços nas pernas. Os exercícios também colaboram com a redução da ansiedade que surge quando se espera um bebê, e aumenta a força e a flexibilidade. A prática do exercício antes do parto pode ser realizada normalmente, e resulta em muitos benefícios.
Fala Genefax: Como profissional atuante no mercado, quais as estratégias que você
utiliza para cativar o público mais jovem?
Izabele Carvalho: Nos estúdios, trabalhamos com várias modalidades: pilates clássico, neopilates, suspensus e pilates acrobático. Com essa diversidade de estímulos, as aulas são dinâmicas. Sem contar que não repetimos aulas. Essa sensação de novidade gera empolgação para não faltar, afinal, sempre haverá algo novo!
Fala Genefax: O que muda na vida dos idosos com a prática do pilates?
Izabele Carvalho: O objetivo principal do pilates para os idosos é a independência funcional. Vestir a própria roupa sem auxílio, poder agachar, caminhar sozinho – pequenos atos cotidianos são uma grande vitória para os idosos. O pilates auxilia nesse processo de independência, ao trabalhar força, equilíbrio, coordenação motora, agilidade. Ademais, no ambiente do estúdio, a convivência do idoso com os demais alunos proporciona melhoria no estado emocional e psicológico do paciente, o que colabora com a promoção da saúde mental e, muitas vezes, acelera o processo de reabilitação e recuperação.
Fala Genefax: É indicado para quem busca perder peso ou ganhar massa muscular?
Izabele Carvalho: SIM! O método pilates é uma atividade física que ajuda na perda de peso, porém, este não é o principal objetivo do método. Pilates é uma modalidade que trabalha o corpo como um todo, seu objetivo é fornecer controle e consciência para todos os movimentos realizados por nós, além de proporcionar o equilíbrio das forças do corpo.
A prática do pilates oferece diversos benefícios e pode ser adaptada para cada
aluno a partir das suas necessidades e desejos. Ou seja, o treino pode ser
focado na reabilitação de hérnia de disco, na prevenção de lesão para atletas ou
no emagrecimento.
Estudos indicam que, em aula de pilates focada na perda de peso, é possível
perder cerca de 400 – 500 calorias no período de 1 hora.
Fala Genefax: Além da prática do pilates, quais os hábitos diários que podem
colaborar para uma vida mais saudável e sem dor?
Izabele Carvalho: Com a vida agitada e corrida dos dias de hoje, é importante que o pilates não seja a única coisa que você faça em busca de uma melhor qualidade de vida. Outras ações, aliadas ao pilates, irão lhe ajudar a viver de maneira mais plena e feliz. Algumas dicas para ter uma vida mais saudável são:
Dormir bem;
Dar o combustível certo para para o seu corpo, alimentar-se bem!;
Beber água;
Praticar um exercício que REALMENTE lhe faça feliz;
Cuidar mais de você;
Fazer pausas diárias;
Ficar perto de quem lhe faz bem!
Vida saudável não é sobre fazer uma dieta ou qualquer coisa do tipo. É ter corpo e mente saudáveis, sentir-se bem ao acordar e ao deitar. É sobre conseguir realizar tudo o que precisa e deseja, sobre ter dias mais plenos e estar de bem com a vida.