Amélia Rodrigues: exposição de bonecas Pretas Pretinhas marca celebração do Novembro Negro

Afirmar e valorizar a identidade da criança negra através do afeto e do brincar, por uma educação antirracista. Este é o objetivo da exposição de Bonecas Pretas Pretinhas, que está sendo realizada até esta sexta-feira (12/11), no Saguão da Prefeitura.

A exposição é uma iniciativa da Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Cultura e faz parte da programação em alusão ao Novembro Negro, mês dedicado a ações de conscientização à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.Para a Coordenadora Geral de Cultura, Aurelielza Nascimento, promover a conscientização através da celebração do Novembro Negro,  ter  uma agenda política com respaldo nas LEIS Nº 11645/08, 12.288/10 e 12.519/11, com certeza nos possibilita a construção de uma sociedade antirracista, diante do racismo estrutural  enraizado na nossa  sociedade.

“Durante todo o mês, estaremos promovendo atividades, oficinas,  mesas redondas virtuais  e nós estamos com essa exposição de bonecas, que traz um alerta sobre a importância da consciência negra, da afirmação da identidade negra, do pertencimento e das políticas de ações afirmativas  fazendo com que as crianças se identifiquem”, explica.
As bonecas expostas são de crianças da cidade, professoras da rede municipal de ensino e parte da coleção de bonecas pretas da profa. Conceição do município de Candeias. A inspiração para a exposição surgiu a partir dos trabalhos da Escola Mãe Hilda e do Bloco Ilê Aiyê (objeto de pesquisa do seu  mestrado em educação) e as ações do Projeto Ka Naombo, idealizado pela Profa. Ma. Patrícia Silva, de Salvador e da Profa. Dra. Ivy Guedes – UEFS, idealizadora da Marcha das Crespas e Crespinhas de Salvador.

A Coordenadora Léa Santos, também pontuou que ganhar uma boneca pretinha fortalece ainda mais a realização da exposição, através de uma rede de afetos com a colaboração de Nando Decoração, Jailma Cruz, a parceria com o também coordenador de cultura Juramar Dantas e as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Obras.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

ASCOM Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics