SURTO DE GRIPE: Salvador tem mais de 50 casos de H3N2 notificados no ano; 9 deles agravaram

A Bahia registrou nove casos de Influenza A H3N2, segundo boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual nesta segunda-feira (13/12). As contaminações foram confirmadas em Salvador e Lauro de Freitas. A Sesab não detalhou se são novos casos ou número de casos totais.
Em 1º de dezembro, quatro casos já haviam sido confirmados apenas em Salvador. Segundo a Sesab, os pacientes tinham 11, 29, 38 e 54 anos, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino.
Ainda de acordo com o órgão, os nove contaminados têm idades entre 30 e 85 anos, sendo cinco do sexo feminino e quatro do sexo masculino. A Sesab não informou quantos casos foram confirmados em Salvador e quantos foram confirmados em Lauro de Freitas.
Casos aumentam em Salvador
Já a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) confirmou 53 casos de H3N2 em 2021. Segundo a secretaria, o número de casos tem aumentado nas últimas semanas, o que é atípico para esta época do ano.

Com gripário e UPAs lotados, pacientes esperam atendimento deitados em bancos e no chão — Foto: Reprodução/TV Bahia

Em Salvador, gripários e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão lotados. Pacientes com sintomas gripais, como febre, tosse e dor no corpo enfrentam longas filas de espera para serem atendidos.
Nesta segunda-feira (13), manifestantes bloquearam a Avenida Vale dos Barris, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Eles pediam mais vagas para atendimento no local.
Vacinação
O boletim de Vigilância Epidemiológica Estadual recomenda a intensificação vacinal nos municípios que ainda têm estoque do imunizante. As doses devem ser ofertadas para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021.
Segundo a Sesab, campanha da Influenza atingiu a cobertura média de 94,3% em 2021 na Bahia. — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal
O grupo prioritário é composto por crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; povos indígenas e quilombolas; população privada de liberdade; adolescentes sob medidas socioeducativas; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.
Na Bahia, de acordo com dados do Painel Influenza do Ministério da Saúde, 5.635.200 doses da vacina Influenza foram distribuídas e 4.838.703 foram aplicadas durante a Campanha da Influenza em 2021, atingindo a cobertura média de 94,3%. Em 2020, a cobertura média alcançou 93,55% do público alvo.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics