Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Câmara Municipal de Amélia Rodrigues realizou nesta terça-feira (8/3) uma Sessão Solene para homenagear personalidades femininas que prestam serviços relevantes à população. Durante a solenidade, que foi presidida pela vereadora Adelaide Batista (PSB), cada vereador convidou uma mulher para ocupar o seu lugar no plenário.
Entre as presentes estiveram a primeira-dama Célia Bahia, a Secretária de Educação Gilmara Belmon, a Subtenente PM Romilda de Oliveira, a Assessora de Comunicação Tamires Ribeiro, a Irmã Carla Ferreira, a Secretária de Assistência Social, Daiane Barreto e a Advogada Allany Fabilly. As homenageadas receberam placas e buquês, além disso puderam utilizar a tribuna para palestrarem.
A Secretária de Educação Gilmara Belmon discursou sobre a importância da representatividade feminina. Inicialmente, ele ressaltou que o dia 8 de março é um dia histórico, resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX.
“Hoje esse dia, criado para ser um dia de resistência, luta e reflexão aos poucos foi se descaracterizando e se transformado em um dia de homenagens, mas é preciso sempre a gente conciliar essas duas coisas, tanto a reflexão quanto a homenagem. A gente não pode apenas ouvir ou dizer para nós mulheres o quanto somos fortes, guerreiras, belas e damos conta de tudo. Mais do que isso nós precisamos todos os dias refletir e questionar os nossos posicionamentos, porque o machismo existe e ele é estrutural. Todos nós somos educados em uma sociedade machista, mas nós podemos lutar contra ele todos os dias”, disse.
Gilmara também destacou o fato de que Amélia Rodrigues é a única cidade, entre os 417 municípios baianos, que leva o nome e sobrenome de uma mulher, em homenagem a uma notável professora, escritora, teatróloga e poetisa brasileira, que durante 65 anos de vida defendeu a educação, as artes e ideais abolicionistas. “Parece uma coisa tão boba, tão simples… Mas a gente precisa de perguntar sobre isso, porque isso também é fruto de uma sociedade machista”, questionou a Secretaria.
A Assessora de Comunicação Tamires Ribeiro palestrou sobre o empoderamento feminino. Ela, que é graduada em Jornalismo, Fotografia e Pedagogia, falou sobre a importância de incentivar mulheres a ocuparem diferentes espaços no mercado de trabalho. “Quando nós mulheres temos a consciência do nosso valor sempre iremos querer ser reconhecidas, com nossas competências e conquistas. Consequentemente somos encorajadas a ter ânimo na nossa vida pessoal e profissional”, pontuou.