Na foto a presidente da Câmara, Flávia Teixeira ao lado de sua matriarca
Durante Sessão Solene da Câmara Municipal de Conceição do Jacuípe, nesta terça-feira (8/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora Flávia Teixeira (PSD) comentou sobre os desafios que enfrentou, enquanto mulher, até chegar à presidência da Casa Legislativa, além de incentivar as presentes a seguir lutando pelo que acreditam.
Flávia iniciou o relato dizendo que vinha de uma geração de mulheres que não tinha voz. “Casei com 18 anos, comecei a apanhar com dois meses de casada, e eu não tinha a quem recorrer. Hoje tem Delegacia da Mulher, tem todo um apoio, mas eu não tive esse apoio. Criei filho só. Levei muitos comentários porque fiquei viúva com 21 anos, e na prefeitura eu enfrentei obstáculo, porque eu era mulher, viúva, nova, sem marido”.
A presidenta afirmou, também, que sofreu machismo ao se candidatar a vereadora. “Eu tinha um colega que dizia ‘mulher nenhuma vai para lugar nenhum’, e eu lutei, consegui, cheguei ao quinto mandato”.
Ainda, incentivou as mulheres a continuar lutando pelo que acreditam. “Não desistam dos seus sonhos, lutem, porque nós somos empoderadas, sim. O querer é poder. Diziam também que eu não iria ser presidente dessa casa. E hoje eu estou aqui, fazendo tudo para ser a melhor presidente, como mulher. Então eu digo assim, ‘passei por lutas, mas graças a Deus estou aqui para dar exemplo'”.
Ao concluir o discurso, parabenizou às presentes pelo Dia da Mulher. “Parabéns, mulheres. Nós, guerreiras, lutadoras e vencedoras. Vão à luta sempre. Nunca desistam dos seus sonhos”.
A mesa estava composta pelas vereadoras, Fairuse Silva (PSD), Jéssica Lima (PCdoB), a secretária de Educação, representando a prefeita Tânia Yoshida (PSD), Marlene Oliveira da Silva, a soldado da Polícia Militar Maxsaira Bacelar e a Psicóloga Aline Gomes.
A sessão contou, também, com a presença da cantora Uendsa Mariah e da Psicóloga Aline Gomes, que palestrou na noite, expressando sobre a importância do empoderamento feminino e a forma como a mulher deve ser vista no tempo atual, desconstruindo, dessa forma, os padrões impostos pelo patriarcado e buscando conquistar ainda mais espaços e posições ainda eminentemente masculinas.
Ao final, foi realizado sorteio com vários brindes, momento em que todas as mulheres presentes participaram da dinâmica, tendo, por fim, cinco sortudas ganhadoras da noite.