Artista Tonho Matéria exalta a luta contra a intolerância religiosa na 2ª edição da FLICAR

Presente na 2ª edição da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), o cantor e compositor, Tonho Matéria, conhecido por seu compromisso com a promoção da herança cultural afro-brasileira, participou de uma mesa redonda durante o evento e destacou a importância da arte e da educação no combate à intolerância religiosa.
VOCÊ VIU? FLICAR recebe a Biblioteca itinerante da Fundação Pedro Calmon e proporciona inclusão literária para visitantes
O artista elogiou a FLICAR por abraçar as raízes cullturais e ajudar a construir uma sociedade livre de preconceitos e mais consciente de sua diversidade cultural.
“A FLICAR ela consegue trazer crianças, jovens, adultos e idosos. Quando você junta todas essas figuras você consegue dialogar com uma sociedade. Não adianta fazer algo só para um segmento ou para uma faixa etária. Não é porque eu cheguei a ter 60 anos que eu não posso me educar, eu preciso aprender ainda com 60, porque a vida é mutável, a vida é continuidade, é um processo de construção cidadã o tempo inteiro, e a feira faz isso. Parabéns ao prefeito, parabéns a todos que estão envolvidos nesse projeto”, disse.
Ele também afirmou que a feira está fazendo algo especial ao reconhecer e honrar a ancestralidade enquanto ação educativa. “Devemos unir religiosidade e arte para mudar a vida das pessoas através do campo da educação. A gente precisa educar os nossos sobre as verdades e também sobre as narrativas mentirosas que nos contaram.”
Tonho enfatizou, ainda que a religiosidade é um processo pessoal e que não deve ser imposta sobre uma nação. “A religiosidade é um processo de cada corpo, de cada pessoa. O que a gente propaga do lado de fora são sentimentos de dominação, e a gente não precisa dominar uma nação para impor algo que a gente acha importante. Então, o uso da minha religiosidade para curar as pessoas através da arte”, pontuou.
ASSISTA
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606