Santo Amaro irá receber projeto de restauração de patrimônios do Iphan
Santo Amaro será um dos únicos municípios baianos a participar de uma nova leva de projetos de restruturação de patrimônios, feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os novos projetos aprovados foram divulgados nesta quinta-feira (5/10). As informações são da Agência Brasil.
VOCÊ VIU? SANTO AMARO: Procissão marca o encerramento da Festa do Senhor São Francisco
Na cidade, por exemplo, será restaurado o local que abriga o Bembé do Mercado, onde ocorre tradicional candomblé de rua, uma das mais importantes manifestações religiosas de matriz africana do país. O Bembé foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 2019. As festividades comemoram o fim da escravidão, reforçando a resistência dos povos negros.
Segundo o Iphan, são esperados os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deste ano para finalizar, até 2026, ao todo, 138 projetos ou obras de recuperação de patrimônios históricos tombados. O Iphan ainda prevê edital para elaboração de 100 novos projetos.
O novo PAC, lançado neste ano, destinou R$ 1,3 bilhão para ações do Ministério da Cultura. Desse total, 737 milhões foram destinados ao Iphan para ações de recuperação ou promoção do patrimônio cultural do país.
O patrimônio cultural de um país é formado por monumentos, sítios arqueológicos ou manifestações culturais que representam a identidade e memória de um povo, podendo ser material, como igrejas e outras construções com valor cultural, ou imaterial, como as manifestações religiosas e festivas do povo.
Ao todo, 17 estados serão beneficiados pelos 138 projetos. O estado com o maior número de projetos é Minas Gerais com 54, seguido por Pernambuco (12), pelo Maranhão (11), Rio Grande do Sul (9), pela Paraíba (9), por Sergipe (8) e pelo Rio de Janeiro (7).
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606