Feira de Santana celebra 56 medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática
A competição destaca o talento matemático de estudantes feirenses.

A edição mirim de 2023 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), destinada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo instituições particulares, revelou 56 medalhistas em Feira de Santana. Dentre esses, destacam-se 6 medalhas de ouro, 18 de prata e 32 de bronze.
VOCÊ VIU? 10 ANOS DE SUCESSO! Em clima de aniversário, LA Madeireira presenteia clientes com ofertas e sorteios exclusivos
Enzo de Oliveira, estreante em olimpíadas de conhecimento, surpreendeu ao conquistar a medalha de ouro. Ele compartilhou sua alegria: “A sensação de ser ouro é muito boa. Estou ansioso pelo dia da entrega da medalha.” Ana Catarina Musse, também iniciante, garantiu uma medalha de prata e ressaltou o apoio da professora Juliana Soares. Arthur Osório, medalhista de prata, expressou sua emoção ao receber a notícia: “Foi uma sensação maravilhosa quando descobri que tinha ganhado.”
Maria Eduarda Lopes, medalhista de bronze, compartilhou sua jornada de estudo: “Estudei muito em sala de aula e também em casa, mas não fazia ideia que conquistaria medalha. Se Deus quiser, vou participar de outras olimpíadas e vai dar tudo certo.”
A Escola João Paulo I, com seus 56 medalhistas, foi destaque na competição, que está em sua 2ª edição. Os resultados foram divulgados em 27 de novembro.
A Obmep Mirim ocorreu presencialmente em duas fases. A primeira consistiu em uma prova classificatória com quinze questões objetivas aplicada em 28 de agosto. Os estudantes classificados participaram da fase seguinte, respondendo, em 9 de novembro, a provas também com quinze questões objetivas.
Em entrevista ao site da competição, Claudio Landim, coordenador-geral da Obmep Mirim, destacou que a iniciativa busca despertar o interesse das crianças pela matemática, envolvendo professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental por meio de propostas lúdicas e criativas. A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).