Carcaça de filhote de baleia é encontrada em praia

Na última quarta-feira (9/11), moradores de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, se depararam com uma cena incomum: a carcaça de uma baleia foi avistada à deriva em uma das praias da região. O animal, já em estado avançado de sedimentação, chamou a atenção de banhistas e turistas, que pretendiam retirar o corpo do mar e colocá-lo na areia.
MOTO CLUBE PREMIA! Concorra a chance ganhar uma Honda 0km realizando compras a partir de R$ 100
Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, tratava-se de um filhote, mas a espécie não poderia ser confirmada devido ao elevado nível de entrega. De acordo com o projeto, o corpo da baleia estava com as vísceras expostas e sem as nadadeiras, o que dificultou a identificação precisa. Mesmo com a temporada de reprodução das jubartes em pleno curso – período no qual essas baleias migram em grande número para o litoral baiano – o Projeto Baleia Jubarte ressaltou que não foi possível afirmar se o animal pertencia à espécie jubarte.
Esse foi o 16º encalhe registrado na Bahia em 2024, um número significativo que levanta preocupações ambientais. Apesar da frequência com que essas baleias são vistas nas águas da região durante uma época reprodutiva, o alto número de encalhes chama a atenção das autoridades e
Por se tratar de uma praia muito movimentada, a prefeitura de Porto Seguro optou por remover a carcaça da área de forma imediata, protegendo a segurança e o bem-estar dos turistas. A equipe do Projeto Baleia Jubarte, localizada na cidade de Caravelas, a cerca de 250 km do local, não conseguiu chegar a tempo para realizar uma análise mais detalhada das causas da morte ou das condições do animal.
A retirada rápida da carcaça impediu que estudos mais aprofundados fossem realizados, mas o Projeto Baleia Jubarte segue monitorando o litoral baiano, buscando as causas dos encalhes de baleias na região e como mitigar esses eventos no futuro.