Símbolo de patrocinador do Botafogo gera preocupação entre baianos: ‘Aqui, isso não daria certo’; entenda

A parceria recente do Botafogo com a casa de apostas Vbet, anunciada na segunda-feira (6/1), tem gerado preocupação entre alguns internautas, principalmente na Bahia. A logomarca da empresa, que se apresenta com o símbolo de “V” feito com a mão, tem sido associada a uma facção criminosa no estado, o que gerou repercussão nas redes sociais.
Sr. Fagundes Gelato se destaca com plano fidelidade inovador em Conceição do Jacuípe
O gesto de levantar o dedo indicador e o dedo médio, enquanto os outros dedos permanecem fechados, é a representação do “V” adotado pela Vbet. No entanto, na Bahia, essa manifestação, que originalmente era um sinal de “Paz e Amor”, passou a ser usada por criminosos ligados ao tráfico de drogas como uma marca de identidade. Como resultado, o gesto acabou adquirindo uma conotação perigosa.
Em algumas áreas da Bahia, mostrar o símbolo pode colocar a pessoa em risco, uma vez que facções rivais, que consideram o gesto um sinal de lealdade a grupos específicos, podem retaliar quem o faz. “Aqui na Bahia, isso não daria certo”, comentou um internauta em uma postagem sobre a nova parceria. Outro usuário também se mostrou preocupado, dizendo: “Tá aí uma camisa pra definitivamente não usar na Bahia”.

O significado dos gestos
Na Bahia, os gestos com as mãos são uma das formas mais comuns de identificação entre membros de facções criminosas.
O sinal de ‘3’, por exemplo, é amplamente associado ao Bonde do Maluco (BDM), enquanto o Comando Vermelho (CV) usa o símbolo ‘CV’ com os dedos para identificar seus integrantes e simpatizantes, além do tradicional ‘Tudo 2’ ou a foice, martelo, e o vermelho.
Esses sinais, que a princípio podem parecer alusões ao símbolo de ‘paz e amor’ ou até movimentos políticos como comunismo, agora carregam um significado mais perigoso, sendo interpretados como demonstrações de lealdade ou associação a grupos criminosos.