PF e MP-BA desmantelam esquema de fraudes no seguro DPVAT e prendem falso advogado

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal e o Ministério Público do Estado da Bahia, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/BA), deflagraram a Operação Rábula, visando o cumprimento de mandados judiciais relacionados a uma investigação sobre fraudes cometidas contra o seguro DPVAT.

BERIMBAU: Prefeitura anuncia início do Transporte Universitário e Cursos Profissionalizantes gratuitos

A apuração, que contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Indenização DPVAT da Caixa Econômica Federal, identificou que aproximadamente 70 solicitações de pagamento de DPVAT foram fraudadas na Bahia, utilizando documentação falsa.

O DPVAT é um seguro destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito envolvendo veículos automotores terrestres no Brasil, beneficiando motoristas, passageiros e pedestres. No entanto, segundo as investigações, os envolvidos captavam pacientes em hospitais e forjavam boletins de ocorrência e certidões de óbito para simular que as enfermidades eram decorrentes de acidentes automobilísticos.

Foto: Polícia Federal

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um em Muritiba e outro em Salvador, além de um mandado de prisão preventiva, expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador.

O nome da operação, “Rábula”, faz referência ao termo utilizado para descrever indivíduos que exercem a advocacia sem formação acadêmica em Direito, situação semelhante à do principal investigado, que se passava por advogado sem possuir o devido título.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato.

 

 

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics