”Operação Terra Justa” prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários na Bahia

Na manhã desta sexta-feira (25/4), uma ação coordenada entre o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), a Polícia Civil e forças especializadas da Polícia Militar resultou no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes de uma milícia armada que há mais de dez anos atuava de forma violenta no oeste da Bahia.

Avanza abre vagas de emprego em Conceição do Jacuípe com benefícios atrativos

A operação, batizada de “Terra Justa”, teve como foco principal o desmonte de um grupo criminoso acusado de envolvimento em conflitos fundiários na região.

De acordo com o MPBA, os alvos são membros de uma milícia privada que utilizava a intimidação e a força para expulsar famílias de comunidades tradicionais de suas terras, especialmente nas áreas de fundo e fecho de pasto, nos municípios de Correntina e Jaborandi. A atuação ilegal do grupo vinha sendo investigada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e resultou em denúncias formais à Justiça.

A Vara Criminal de Correntina autorizou a execução de dois mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão, todos cumpridos com apoio da Corregedoria Geral da Polícia Militar da Bahia e do Comando de Policiamento de Missões Especiais, por meio da Cipe Cerrado. Durante a operação, foram apreendidas armas, munições e equipamentos eletrônicos que devem aprofundar as investigações.

Segundo o MPBA, o grupo operava por meio de uma empresa de fachada, registrada como prestadora de serviços de segurança privada – sem a devida autorização da Polícia Federal – e atuava a serviço de grandes fazendeiros da região. Entre os crimes investigados estão ameaças, lesões corporais, grilagem de terras e expulsão forçada de famílias posseiras.

A operação representa um avanço na proteção dos direitos das comunidades tradicionais e no combate à atuação ilegal de milícias no campo. As investigações continuam em curso, e novas fases da operação não estão descartadas.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics