Anvisa volta a interditar pasta de dente Colgate Total Clean Mint após nova reavaliação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (30), retomar a interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint, após a própria fabricante retirar o recurso que havia suspendido a medida anteriormente. A interdição cautelar havia sido determinada inicialmente em 27 de março, após relatos de consumidores sobre efeitos adversos associados ao uso do produto.

Segundo a Anvisa, foram recebidas oito notificações envolvendo 13 eventos adversos, como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral. Consumidores também compartilharam fotos e relatos nas redes sociais, alegando reações severas, como vermelhidão, queimaduras e sensações de ardência. Um desses relatos foi o de Denise Correia Santiago, de Santos (SP), que afirmou ter sentido o produto “mais forte” já no primeiro uso e, após cinco dias, apresentou sintomas como inchaço e vermelhidão.

Foto: Reprodução

Logo após a primeira interdição, a Colgate apresentou recurso à Anvisa, alegando que a fórmula do produto não representava riscos à saúde e que reações poderiam estar relacionadas à sensibilidade de algumas pessoas a ingredientes como fluoreto de estanho, corantes ou aromatizantes. Com isso, a pasta voltou a ser comercializada no dia 30 de março, ainda sob alerta sanitário.

No entanto, em 29 de abril, a empresa solicitou a retirada do recurso, levando à retomada da interdição no dia seguinte. Em nota, a Colgate afirmou que a decisão foi tomada “em colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas”, mantendo a confiança na segurança do produto e prometendo esclarecimentos pelo canal oficial de atendimento ao consumidor.

Com a nova interdição, a venda da Colgate Total Clean Mint fica temporariamente suspensa em todo o país. A Anvisa segue acompanhando o caso e conduzirá novas análises para definir os próximos passos.

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics