Vereador Dendê denuncia falhas no fornecimento de energia no distrito de São Bento e cobra providências da Coelba
O presidente da Casa, Fabiano Bilu, reforçou a denúncia e também cobrou medidas urgentes.

Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Amélia Rodrigues, realizada nesta terça-feira (6/5), o vereador João José Ferreira Pires, conhecido como Dendê (PSD), fez um pronunciamento denunciando os recorrentes problemas no fornecimento de energia elétrica no distrito de São Bento do Inhatá.
Câmara de Amélia Rodrigues realiza audiência sobre políticas públicas para o autismo
Em seu discurso, o vereador destacou que os moradores da região enfrentam falhas constantes, que têm causado prejuízos financeiros e comprometido o funcionamento do comércio local.
“Nós que moramos em São Bento temos sofrido uma Coelba há anos, mas nos últimos dias foi ainda pior. Essa semana foi um terror. Você sai de casa e deixa uma geladeira ou qualquer outro aparelho na tomada e a energia fica 10, 20 vezes indo e voltando. Se você não está em casa, a tendência natural é que esse aparelho queime”, declarou.
Dendê também criticou a ausência de manutenção preventiva por parte da Coelba e citou situações em que árvores invadem a rede elétrica, causando ainda mais instabilidade. “Eles fazem o serviço só no lugar que tem problema, mas não tem a preocupação de chegar e fazer toda rede”, completou.
O vereador ressaltou que a prefeitura não possui técnicos habilitados para atuar em redes de alta tensão, e que a responsabilidade pela manutenção é da concessionária. Ele afirmou que irá solicitar apoio do setor jurídico da Câmara para buscar medidas legais e garantir que os direitos dos moradores sejam respeitados.
A fala de Dendê recebeu apoio imediato do presidente da Casa Legislativa, vereador Fabiano Bilú (PSB), que também demonstrou indignação com a situação. Bilú relembrou que há alguns anos foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Coelba, o Ministério Público e os vereadores, com o objetivo de solucionar os problemas, mas que nada foi efetivamente cumprido.

“Essa pauta é muito importante. Fizemos um TAC em 2021 e acredito que até hoje nada do combinado foi cumprido”, afirmou o presidente. Ele também mencionou que pretende convocar uma coordenadora da Coelba para uma reunião com a presença do Ministério Público.
Além dos problemas com a energia, Fabiano Bilú aproveitou o momento para falar sobre a Embasa. Segundo ele, muitos moradores estão recebendo contas com valores excessivos e cobranças indevidas.