Após enchente, prefeitura de Santo Amaro garante apoio ao Bembé do Mercado, mas cancela programação festiva

Ver essa foto no Instagram
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (União Brasil) explicou que, devido à situação de emergência causada pelas fortes chuvas que atingiram o município e provocaram o transbordamento do rio Subaé, a gestão municipal oferecerá apenas apoio logístico para a realização do Bembé do Mercado, que terá início neste sábado (10/5).
Prefeito Flaviano Bomfim reforça ações diante da enchente em Santo Amaro e rebate fala de Bethânia: ‘Os corruptos ela sabe quem são’
O gestor destacou que a festa religiosa não é organizada pela prefeitura, mas sim pela Associação Beneficente Bembé do Mercado, presidida pelo babalorixá Pai Pote. Ele pontuou, ainda, que o município está em estado de emergência e, por isso, oferecerá apenas apoio logístico à realização da celebração tradicional.
“O município entrará como apoiador, usando a estrutura que temos para ajudar na realização desse grande evento religioso. A grande festa e atrações, que iríamos ajudar a patrocinar para o Bembé do Mercado, não vai haver mais”, disse.
O prefeito ressaltou o valor simbólico e histórico do Bembé do Mercado, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil, e reforçou o compromisso da gestão municipal com a cultura e a fé do povo santamarense.
“O Bembé do Mercado é resistência, fé e cultura. Essa tradição será respeitada e apoiada pela Prefeitura, valorizando toda a sua força religiosa e importância para o nosso povo”, afirmou.
Paralelamente à manutenção do evento, a administração municipal segue mobilizada no atendimento às famílias afetadas pela enchente. “Seguimos firmes cuidando da população afetada pelas fortes chuvas, com a aquisição de cestas básicas, colchões, materiais de limpeza, higiene pessoal e tudo o que for necessário para amenizar os impactos”, concluiu.