Conselho Tutelar reforça importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil durante sessão na Câmara de Amélia Rodrigues

Representantes do Conselho Tutelar de Amélia Rodrigues participaram, na tarde desta terça-feira (13/5), da 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal para discutir um tema de extrema relevância: o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Câmara de Vereadores de Amélia Rodrigues participa da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A iniciativa faz parte das ações do Maio Laranja, campanha nacional de conscientização sobre o enfrentamento dessa grave violação de direitos, cuja data principal é o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Foto: FALA GENEFAX

A coordenadora do Conselho Tutelar do município, Rita de Cássia, fez uso da tribuna para reforçar a importância da mobilização social no enfrentamento do crime. Em sua fala, ela relembrou o caso que deu origem à data: o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, menina de apenas oito anos que foi raptada, estuprada e morta em 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, até hoje impune, gerou revolta nacional e se tornou símbolo da luta por justiça e proteção à infância.

 

“Não podemos permitir que esse crime caia no esquecimento Devemos lutar em defesa de tantas outras Aracelis que existem por aí, indefesas, e que necessitam da nossa voz, da nossa proteção e de nossa ação contra o abuso e exploração sexual”, afirmou.

Durante a sessão, a coordenadora compartilhou informações sobre os canais de denúncia e destacou a responsabilidade de toda a sociedade na identificação e denúncia dos casos. Ela enfatizou que o Conselho Tutelar é apenas uma das instituições da rede de proteção, e que o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual requer uma ação conjunta entre poder público, famílias, escolas e toda a população.

“Cada cidadão deve fazer a sua parte, denunciando e dizendo não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, pontuou.

Rita apresentou os canais de denúncia que podem ser utilizados pela população, como o Disque 100, o WhatsApp do Conselho Tutelar (75) 99816-8253, o Ministério Público (3242-2937) e a Delegacia de Polícia Civil (3242-3928). Ela destacou o sigilo das denúncias e reforçou que a identidade do denunciante é preservada.

A coordenadora também falou sobre a campanha “Faça Bonito”, promovida pela Secretaria de Assistência Social ao longo do mês de maio. A ação inclui atividades educativas nas escolas, orientações para crianças, adolescentes e pais, com linguagem acessível e lúdica, com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre os limites do corpo e a importância de dizer não à violência.

O encerramento da campanha está previsto para o dia 30 de maio, mas Rita lembrou que o combate a esses crimes deve ser permanente: “O mês de maio é para chamarmos a atenção da sociedade, para levar a pessoa a se conscientizar que ela precisa fazer a parte dela. Mas nós temos que vestir a camisa sempre, porque o dever de proteger é de todos nós”, concluiu.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics