Museu de Arte Sacra é inaugurado na Igreja Matriz de Oliveira dos Campinhos
O acervo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira reúne peças sacras restauradas com apoio do IPHAN e da UFBA.

Neste domingo (18/5), o distrito de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, viveu um momento histórico com a inauguração do Museu de Arte Sacra da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira. A cerimônia religiosa que marcou o evento foi presidida por Dom Antonio Tourinho Neto, Bispo Diocesano de Cruz das Almas, em uma Solene Missa em Ação de Graças pela concretização do projeto.
Prefeitura de Santo Amaro reforça campanha Faça Bonito com ação educativa para crianças e adolescentes

O museu é fruto do trabalho da Comissão de Restauro, criada há pouco mais de dois anos por iniciativa do próprio bispo e coordenada por Edson Mattos. Com cunho religioso, educativo e cultural, a instituição preserva e expõe peças sacras históricas pertencentes ao acervo paroquial, resgatando a memória espiritual e artística da comunidade católica local.

Entre os destaques do acervo estão 11 imagens sacras restauradas recentemente pela Escola de Belas Artes da UFBA, por meio de um convênio estabelecido com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). As obras, algumas com séculos de existência, passam agora a fazer parte da nova exposição permanente, acessível ao público e aos estudiosos da arte sacra.

A inauguração do museu integra as comemorações pelos 255 anos da construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Oliveira, marco do patrimônio histórico e religioso da região.

A celebração contou com a presença do Administrador Paroquial, Padre Ricardo Serra, além dos padres Jerônimo Silva, Raimundo Mário e Marcos Filgueiras, e dos diáconos Agamenon Suzart, José Marcos e Alan Bacelar. Representantes do IPHAN, técnicos e estudantes da área de restauro, o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (UB), vereadores e um expressivo número de fiéis também prestigiaram a solenidade.