MP-BA e Rondesp desarticulam esquema de tráfico de armas em Amélia Rodrigues e Coração de Maria

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), desarticulou uma rede criminosa envolvida no comércio ilegal de armas e munições com atuação em diversos municípios do interior baiano, incluindo Amélia Rodrigues e Coração de Maria.
Show dos Pisos Stylus celebra 2 anos em Conceição do Jacuípe com superofertas em porcelanatos
Denominada “Operação Desarme”, a ação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia Independente de Policiamento Tático Leste (Rondesp Leste), subordinada ao Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL). Além das duas cidades da região, a operação também foi realizada em Feira de Santana e Itaberaba.
As investigações são desdobramentos da “Operação Efúgio”, deflagrada em abril de 2023, que revelou um esquema organizado de venda clandestina de armamentos. Segundo o Gaeco, os criminosos utilizavam linguagem cifrada e recorriam à intermediação de terceiros para dificultar a identificação das transações.
A apuração identificou a existência de uma rede com atuação desde, pelo menos, o ano passado, mantendo uma atividade intensa e sistemática de comercialização ilegal de material bélico. Diante das provas, o Ministério Público denunciou um dos investigados, que teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Criminal de Feira de Santana.
A Justiça também autorizou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, realizados nos municípios citados, contra o denunciado e outros três alvos envolvidos nas transações ilegais.
A “Operação Desarme” reforça o compromisso do Ministério Público baiano com o enfrentamento à criminalidade organizada, especialmente no combate ao tráfico de armas, considerado uma grave ameaça à segurança pública. As ações seguem em andamento e novas fases da investigação não estão descartadas.
Ver essa foto no Instagram