‘Fuscão’, líder do Comando Vermelho no Recôncavo extorquia comerciantes em Santo Amaro

Rafael Ribeiro dos Santos, de 43 anos, era temido por comandar esquema de cobrança de taxas ilegais

Morreu na última segunda-feira (7), aos 43 anos, Rafael Ribeiro dos Santos, conhecido como ‘Fuscão’, um dos principais líderes da facção Comando Vermelho (CV) no Recôncavo Baiano. Detido no Conjunto Penal Masculino de Salvador, ele passou mal dentro da unidade prisional e não resistiu.

‘Fuscão’ comandava uma rede de extorsão contra comerciantes em Santo Amaro da Purificação, com foco na região da Ilha do Dendê. Segundo as investigações, traficantes sob seu comando exigiam o pagamento de até R$ 1.500 por quinzena para que pequenos empresários pudessem manter seus estabelecimentos abertos. Aqueles que se recusavam a pagar eram ameaçados de morte. O clima de medo levou muitos comerciantes a abandonarem o local, especialmente os donos de lojinhas e pequenos pontos comerciais.

Prefeitura de Santo Amaro realiza capacitação para cuidadores e e mediadores escolares da rede municipal

Além das extorsões, Rafael era apontado como o responsável pelo assassinato de um comerciante na própria Ilha do Dendê, ocorrido em 2012. A vítima foi executada a tiros dentro de seu próprio estabelecimento, crime que teria sido motivado por recusa em pagar as taxas impostas pela facção.

A morte de ‘Fuscão’ representa a queda de uma figura central no esquema criminoso que aterrorizava comerciantes da região há mais de uma década. A Polícia Civil investiga se outros membros da organização assumiram o controle das atividades ilícitas após sua prisão e, agora, sua morte.

Berimbau Pré-moldados
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics