PF investiga desvio de emendas envolvendo Codevasf e família do deputado Elmar Nascimento

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17/7) uma nova fase da Operação Overclean, que investiga o desvio de recursos de emendas parlamentares em municípios da Bahia.

Prefeitura de Santo Amaro realiza escutas públicas da PNAB nos distritos de Oliveira dos Campinhos e Acupe

A PF mira familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). O parlamentar não está entre os alvos da operação.

Segundo apurou o blog, o foco da operação desta quinta é o uso irregular de emendas parlamentares repassadas por Elmar. O ex-presidente da Codevasf Marcelo Andrade Pinto é um dos investigados.

A PF investiga o irmão do deputado, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, prefeito do município de Campo Formoso (BA) e o primo do deputado, vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, da mesma cidade. Além de um ex-assessor de Elmar, Amaury Albuquerque Nascimento.

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de atuar na manipulação de licitações e desvios de recursos públicos sob pagamento de propina. Há ainda suspeitas de tentativas anteriores de obstrução das investigações.

Durante as buscas no endereço do vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, a PF encontrou dinheiro em espécie dentro de um sapato. O valor não foi apreendido, porque somava menos de R$ 10 mil (veja na foto acima).

De qualquer forma, o vereador terá de explicar à Justiça a origem do dinheiro armazenado dentro do calçado.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foram cumpridos em Brasília, na capital Salvador (BA) e nos municípios Campo Formoso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Mata de São João (BA) e Petrolina (PE).

Posicionamento da Codevasf

Em nota, a Codevasf informou que “mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações”.

Veja na íntegra:

“1. A Codevasf mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações — e continuará a prover suporte integral ao trabalho das autoridades policiais e da Justiça.

2. A Companhia mantém convênios para transferência de recursos com o município mencionado no contexto da operação. Em convênios, cabe ao órgão convenente — nesse caso, a prefeitura — realizar a licitação, a contratação e a execução das obras correspondentes. A Codevasf não participa de procedimentos licitatórios e não mantém relação com empresas eventualmente selecionadas por municípios para execução de convênios.

3. Os convênios firmados com o município foram submetidos pela Companhia a auditorias especiais em maio de 2025.”

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics