Julho das Pretas e Pretinhas celebra o protagonismo da mulher preta e promove ações antirracistas em Amélia Rodrigues

O município de Amélia Rodrigues vem realizando, durante todo o mês de julho, a programação do Julho das Pretas e Pretinhas: circularidade, ancestralidade e representatividade. A iniciativa é uma ação intersetorial que envolve a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEAR) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), com apoio da Prefeitura.
O Julho das Pretas e Pretinhas tem como objetivos promover debates e oficinas sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de estimular práticas educativas antirracistas nas instituições públicas e comunitárias. Além disso, a ação também busca fomentar o protagonismo de mulheres e crianças negras, bem como incentivar a reflexão crítica sobre as desigualdades sociais e o racismo estrutural e institucional.
Entre as atividades, já foram realizadas a 1ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, no último dia 15 de julho, no Salão Nobre da Prefeitura, e a apresentação do documentário e do livro “Tia Zu, uma mulher ancestral”, em exibição desde o dia 14 nas escolas e bibliotecas da cidade.
E não para por aí! A programação segue com a Feira Preta Saberes e Sabores, que reúne cultura, gastronomia e arte, e o espetáculo “AOS 50 – Quem me aguenta?”, estrelado pela atriz global Edvana Carvalho, ambos realizados no Ginásio de Esportes Padre Aristotelino Dantas, no próximo dia 25, com entrada gratuita.
Afinal, o que é o “Julho das Pretas e Pretinhas”?
O Julho das Pretas e Pretinhas é uma mobilização nacional que busca dar visibilidade e fortalecer a luta das mulheres negras por equidade e justiça social. Durante todo o mês, são realizadas ações para discutir e evidenciar pautas raciais e de gênero.
A data central é 25 de julho, que marca o Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha e, no Brasil, o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola que simboliza a resistência e a força dessas mulheres. Confira abaixo a programação completa do Julho das Pretas e Pretinhas em Amélia Rodrigues: