Líderes criminosos são presos durante operação na Bahia e em São Paulo

Líderes criminosos são presos durante operação deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta segunda-feira (21/7). A ação faz parte da Operação Ciclo Completo, que tem como objetivo o cumprimento de mandados de prisão contra integrantes de um grupo já desarticulado na Operação Franciscano, realizada em 2020.
Entre os capturados estão dois dos principais líderes da organização criminosa: Janderson Lima de Santana, conhecido como “Tio Pinga”, preso em Osasco (SP) e condenado a 18 anos de prisão em regime fechado; e Antônio Dias de Jesus, o “Colorido”, que já cumpria pena de 19 anos e 4 meses, identificado como fornecedor de drogas para o grupo.
Além dos líderes, foram presos outros 13 integrantes com funções operacionais, como “joquei” (vendedor de entorpecentes), olheiros, motoristas e membros de “bondes”, responsáveis por confrontos armados, distribuição e logística.
Operação Ciclo Completo
As investigações apontam que a facção atuava na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com envolvimento em tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas.
As capturas ocorreram nos municípios de Osasco (SP), Salvador (bairros de Sete de Abril e Periperi) e São Francisco do Conde. Cinco mandados foram cumpridos dentro do sistema prisional.
Outros cinco integrantes da quadrilha seguem foragidos e também têm penas de 11 anos de prisão a cumprir. A operação continua em andamento.