Bahia tem cinco das 10 cidades mais violentas do Brasil, aponta Anuário de Segurança

A Bahia concentra cinco das dez cidades mais violentas do país em 2024, segundo o novo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24/7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento considera as taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) a cada 100 mil habitantes, incluindo homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.
Abel Santos, jovem cantor do distrito de Humildes, sonha com os grandes palcos e o reconhecimento nacional
Feira de Santana aparece na 10ª colocação do ranking, com uma taxa de 65,2 MVI por 100 mil habitantes. Em 2023, a cidade ocupava a 6ª posição, com 74,5. A queda de posições reflete a redução nos índices de violência na cidade e em outros quatro municípios baianos citados na lista.
A cidade mais violenta da Bahia é Jequié, que ocupa o 2º lugar no ranking nacional, atrás apenas de Maranguape, no Ceará. Também figuram entre os dez primeiros colocados os municípios de Juazeiro (norte do estado), Camaçari e Simões Filho (ambos na Região Metropolitana de Salvador).
Apesar da presença expressiva no ranking, os dados mostram uma leve melhora no cenário da segurança pública na Bahia. O estado apresentou redução de 8,4% no número de mortes violentas: foram 6.036 em 2024, contra 5.579 em 2023. No ano passado, seis cidades baianas estavam entre as mais violentas do país; neste ano, são cinco.
Entre os municípios citados, Feira de Santana, Jequié, Camaçari e Simões Filho apresentaram redução nas taxas de violência em relação ao ano anterior. A exceção foi Juazeiro, que teve aumento nos indicadores.
O Fórum atribui os altos índices de violência em cidades do país às disputas entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em nota, informou que houve redução nas mortes violentas no estado nos últimos dois anos: 6% em 2023 e 8,2% em 2024. Ainda segundo a SSP, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) atuou especificamente em Jequié, o que teria estabilizado os índices na região. Detalhes sobre as ações da força-tarefa, no entanto, não foram divulgados.
Ranking das 10 Cidades mais Violentas
- Maranguape (CE): 79,9
- Jequié (BA): 77,6
- Juazeiro (BA): 76,2
- Camaçari (BA): 74,8
- Cabo de Santo Agostinho (PE): 73,3
- São Lourenço da Mata (PE): 73,0
- Simões Filho (BA): 71,4
- Caucaia (CE): 68,7
- Maracanaú (CE): 68,5
- Feira de Santana (BA): 65,2
Estados mais violentos do Brasil em 2024
No ranking estadual, o Amapá lidera como o estado mais violento do país, com uma taxa de 45,1 MVI por 100 mil habitantes. A Bahia aparece logo em seguida, com 40,6, seguida pelo Ceará, com 37,5.
Mesmo no topo da lista, o Amapá apresentou queda significativa nos índices de violência: em 2023, a taxa era de 64,9, representando uma redução de 30,6%. Já São Paulo continua sendo o estado com o menor índice de violência letal do Brasil, com taxa de 8,2.