Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e outros amigos baianos se despedem de Preta Gil no Rio de Janeiro

Amigos baianos se reuniram, nesta sexta-feira (25/7), para prestar a última homenagem à cantora Preta Gil, que morreu em decorrência de complicações de um câncer no intestino, no último fim de semana, nos Estados Unidos. O velório aberto ao público aconteceu no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro.
Prefeita Tânia Yoshida rebate vereador e diz que fala sobre subir em poste foi resposta a episódio de violência política de gênero
Entre as personalidades que marcaram presença, estão a cantora Ivete Sangalo, que chegou acompanhada do marido, Daniel Cady, do assessor Dito Espinheira e da dançarina Lore Improta. Emocionada, Ivete beijou a testa de Preta ao dar adeus à amiga.
O cantor de pagode Danrlei Orrico, conhecido como O Kanalha, Carla Perez, Xanddy Harmonia e Carol Peixinho também estiveram no velório para se despedir de Preta Gil.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, chegou ao velório acompanhada da primeira-dama Janja Lula da Silva. O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, representando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também estiveram na cerimônia.
“As homenagens que nós temos visto ao longo desses últimos dias, dessa semana, e hoje aqui no velório, de uma forma muito especial, demonstram o tamanho de Preta para o Brasil, toda a sua luta, tudo que ela inspirou, fez pela igualdade, liberdade, cultura, e aceitação das pessoas serem quem elas são. Hoje nós vemos uma grande onda de carinho retribuindo tudo isso, então é uma despedida do tamanho, da dimensão do que Preta representa para o povo baiano e para o povo brasileiro”, falou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
Um espaço no saguão do teatro foi reservado aos amigos e familiares, que vestiram roupas brancas em homenagem à artista. No local, foi instalado um telão que passavam imagens de Preta Gil.
O velório ficou aberto ao público das 9h às 13h e depois o corpo saiu encaminhado em cortejo de volta ao cemitério. Lá, amigos e familiares terão uma despedida restrita antes do processo de cremação.
O corpo de Preta Gil foi transportado em um carro do Corpo de Bombeiros em um cortejo fúnebre que passará por ruas do Centro do Rio.
Francisco Gil, único filho da cantora, chegou acompanhado da namorada, Alane Dias. Ele foi acolhido pelas pessoas presentes, entre eles, a melhor amiga, a atriz Alice Wegmann.
Gilberto Gil, pai da artista e Flora, esposa do cantor, chegaram com a mãe de Preta, Sandra Gadelha, e de outros familiares. Gil se despediu da filha com um beijo na festa.
Outros artistas como Ludmilla, Taís Araújo, Thiaguinho, Malu Mader, Tiago Abravanel, Péricles, Maria Gadú e Regina Casé também foram se despedir da filha de Gilberto Gil.
Jude Paulla, uma das melhores amigas da artista e que a acompanhou durante o tratamento nos Estados Unidos, chegou ao velório muito emocionada. Carolina Dieckmann, grande amiga de Preta Gil, esteve na cerimônia acompanhada do marido, Tiago Worcman, chorou e se declarou para a artista.
No início da tarde, Vinicius Gomes da Costa, conhecido como Gominho, também foi para o velório de Preta Gil. Bastante emocionado, ele se despediu da cantora.
Em 2023, ele pediu demissão da emissora de rádio que trabalhava em Salvador, e se mudou para o Rio de Janeiro, para apoiar Preta Gil durante o tratamento oncológico. Os dois eram amigos há mais de 15 anos.
Carlinhos Brown, Francisco Gil e o pai, Otávio Müller, ex-marido de Preta, carregaram o caixão da cantora na saída do Theatro Municipal. Antes do início do cortejo, amigos e familiares bateram palmas em direção ao caixão da cantora.
“Ela viveu 100 anos em 50. Preta se dedicou a libertar pessoas. Como artista, ela foi desacreditada. Muita gente não entendia seu discurso, mas como a filha de Oxum, ela brilha. […] É bom perceber as coisas que ela disse, porque mandou um recado para todo o Brasil: ‘vamos nos cuidar’. Como Regina [Casé] disse lá dentro, ela foi uma das maiores mulheres do Brasil. Viva, Preta. Porque Preta vive, sim, em um espírito vivo”, disse Carlinhos Brown, em entrevista à TV Bahia.
