Operação desarticula grupo envolvido com tráfico de drogas sintéticas no sudoeste da Bahia
Investigados têm ligação com facção criminosa e atuavam de forma organizada em pelo menos duas cidades; ação mobilizou 24 equipes da Polícia Civil

Uma operação deflagrada pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) desarticulou nesta semana uma associação criminosa suspeita de comercializar drogas sintéticas em municípios do sudoeste da Bahia. A ofensiva contou com a participação de 24 equipes policiais e teve como alvo dois municípios da região, cujos nomes não foram divulgados por questões de sigilo das investigações.
Segundo a Polícia Civil, os investigados faziam parte de uma organização com vínculos a uma facção criminosa que atua no estado, e atuavam de forma estruturada para a distribuição de entorpecentes, especialmente ecstasy e LSD. Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos durante a operação.

A ação é resultado de um trabalho de inteligência que vinha sendo realizado há meses para mapear os integrantes da quadrilha e desarticular sua logística de atuação. A polícia também investiga o possível envolvimento do grupo em outros crimes, como lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.
O delegado regional responsável afirmou que a operação representa um importante passo no combate ao tráfico de drogas sintéticas na Bahia, que tem crescido nos últimos anos e se expandido para o interior. “Estamos atentos à movimentação dessas organizações criminosas e seguiremos com ações integradas para coibir o avanço do tráfico e garantir a segurança da população”, destacou.
Mais detalhes sobre os presos e materiais apreendidos deverão ser divulgados após o encerramento dos procedimentos legais. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.