PF deflagra 2ª fase da Operação Convictus contra tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro em Feira de Santana

A Polícia Federal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia e apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (31/7) a segunda fase da Operação Convictus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas, armas de fogo e lavagem de dinheiro.
Amélia Rodrigues realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco na construção e fortalecimento de políticas públicas
A ação teve como ponto de partida a investigação sobre um narcotraficante que, inicialmente ligado a uma facção criminosa, passou a atuar de forma independente, negociando entorpecentes com diferentes grupos criminosos. Segundo a PF, o esquema movimentava drogas como maconha tipo skunk, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume, tetracaína e cafeína, com distribuição concentrada em Salvador e Região Metropolitana.
As investigações também apontaram negociações para aquisição de armamento pesado, incluindo pistolas, fuzis, metralhadora e munição antiaérea, que seriam utilizados em disputas entre facções rivais.
Além das atividades ligadas ao tráfico, a organização mantinha um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo empresas de fachada, veículos de luxo, contas bancárias de terceiros e o uso de lojas de automóveis para dissimular os lucros ilícitos. O montante movimentado já ultrapassa R$ 5 milhões.
Nesta fase da operação, foram cumpridas as seguintes medidas judiciais:
- 8 mandados de prisão preventiva;
- 11 mandados de busca e apreensão;
- Sequestro de bens e bloqueio judicial de contas, atingindo 69 CPF’s e CNPJ’s;
- Bloqueio RENAJUD de veículos registrados em nome dos investigados.
Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, mais de R$ 5 mil em espécie, documentos e veículos ligados à organização criminosa.
Ação em Feira de Santana
Em Feira de Santana, a operação ocorreu em uma loja de veículos localizada na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Ponto Central. De acordo com informações preliminares, duas pessoas foram presas, incluindo o proprietário do estabelecimento.
A Operação Convictus reafirma o compromisso da Polícia Federal com o enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e à lavagem de capitais, destacando a atuação integrada entre forças policiais e o uso intensivo de inteligência.