Durante sessão de reabertura, presidente da Câmara de Amélia Rodrigues anuncia construção de nova sede para o Legislativo

A Câmara Municipal de Amélia Rodrigues retomou, nesta terça-feira (5/8), as atividades legislativas do segundo semestre de 2025. Durante discurso na sessão solene de reabertura, presidente da Casa Legislativa, Fabiano Bilu (PSB), destacou a importância da união entre os poderes, a responsabilidade da função e os planos de infraestrutura para o Legislativo.
Presidente faz balanço positivo do primeiro semestre à frente da Câmara de Amélia Rodrigues: ‘Contas em dia’
Logo no início da fala, Bilu agradeceu à equipe da Câmara, aos colegas vereadores e aos presentes. “Gestão a gente não faz só, temos que fazer juntos. Só vamos conseguir avançar na cidade se a Câmara estiver unida com o Poder Executivo”, afirmou.
Projeto de nova sede
Um dos principais anúncios feitos pelo presidente foi o plano de construção da nova sede da Câmara Municipal. Ele ressaltou que a Casa está com todas as contas em dia, fornecedores pagos e saldo positivo em caixa, o que abre espaço para sonhar com um espaço mais adequado para o funcionamento do Legislativo.

“Hoje, eu posso me orgulhar em dizer que a Câmara está em dias com todos os fornecedores, realiza os pagamentos nas datas corretas, e tem dinheiro em caixa, para que a gente possa sonhar. Quem sabe, no final do mandato de 2026, com a parceria e doação do terreno pelo prefeito, possamos fazer uma Câmara digna, com estacionamento, 15 salas, sala de diretoria… pensando já lá na frente, porque a cidade tende a crescer”, pontuou.
Compromisso com o desenvolvimento
Fabiano Bilu também comentou sobre a necessidade de atrair novas empresas para Amélia Rodrigues, destacando a importância de investimentos que possam gerar empregos e fortalecer a economia local. Ele fez referência direta ao anúncio feito pelo prefeito João Bahia (PSD) sobre a chegada de novas empresas, entre elas a Colormaq, e afirmou que também tem responsabilidade nesse avanço.
“Hoje o prefeito antecipou aqui [sobre a chegada de empresas na cidade], e eu fico grato. Quero seguir naquilo que Deus coloca no meu coração. Eu quero ver a minha cidade avançando, porque depois que a usina fechou, ficamos carentes de empregos. O maior empregador do município é a prefeitura, e a gente precisa trazer algo para cá”, disse.
Bilu ainda reforçou sua participação na luta para a chegada da Colormaq, empresa que representa uma esperança de geração de renda para a população. “Eu posso dizer que carrego nas costas essa responsabilidade e um pedacinho da Colormaq, porque foi uma luta lá de trás”, completou.
Relação com o Executivo
O presidente da Câmara também fez elogios ao prefeito e defendeu a parceria entre os dois poderes como chave para o desenvolvimento da cidade. “O prefeito João Bahia vem honrando com o que fala. E, como ele disse, não vai ser fácil reconstruir uma cidade de uma hora para a outra.”

Ele destacou ainda que o papel fiscalizador dos vereadores é essencial para a boa gestão. “Precisamos estar unidos. Lógico que a cobrança feita por nós, vereadores, vai existir. Isso ajuda o mandato dele a ser melhor, porque a gente aponta, talvez, o que ele não esteja vendo”, disse.
Bilu também destacou a importância de articulações políticas em diferentes esferas para tirar do papel projetos estruturantes para o município. “A gente precisa dos deputados, precisamos do governador, precisamos continuar trabalhando juntos para que essa BA-784 [no distrito de São Bento] possa sair o mais rápido possível”, pontuou.
Ao final do discurso, o presidente citou a atuação da Secretaria de Obras em ações no município e mencionou os preparativos para o evento religioso Milagres de São Roque, que acontece no próximo dia 16. “Vamos continuar trabalhando para que a gente desenvolva a cidade da melhor forma possível”, concluiu.