Golpe da excursão falsa: suspeito é investigado por roubar meio milhão de reais de grupo de idosos católicos

A Polícia Civil da Bahia investiga um homem suspeito de aplicar um golpe contra 21 idosos católicos, que compraram uma excursão religiosa falsa para três países da Europa. Somados, o grupo que conta com vítimas de três estados, teve um prejuízo de R$ 500 mil.
Taberna Pub anuncia “Palco 360” com Ed Segredo, Miltinho e Dan Alves em Berimbau
Na terça-feira (5/8), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do suspeito, localizada na cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia. Celulares e computadores foram apreendidos e serão analisados.
Peregrinação aos santuários marianos
Em 2024, as vítimas compraram um pacote de viagem com o suspeito no valor individual de R$ 26.620, através de uma empresa fictícia.
Durante a venda, foi prometido que a viagem de cunho espiritual seria “guiada” por um padre. O pacote contratado consistia em uma viagem de 15 dias pela Europa, com passagem por Portugal, Itália e França, intitulada “Peregrinação aos santuários marianos”, prevista para novembro de 2024.
O pagamento foi realizado de forma mista: algumas vítimas optaram por pagar à vista, enquanto outras parcelaram o valor em até 10 vezes, com boletos distribuídos entre janeiro e outubro de 2024.
Inicialmente, a viagem estava marcada para novembro, coincidindo com a conclusão do pagamento. No entanto, o suspeito adiou a data da viagem, justificando condições climáticas desfavoráveis.
A data foi remarcada para maio de 2025. Em meados de fevereiro, o suspeito comunicou, através de um grupo de mensagens sobre a viagem, o cancelamento definitivo do pacote, sem fornecer explicações detalhadas ou responder às tentativas de contato das vítimas, que solicitaram o reembolso dos valores.
O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DFRF) de Vitória da Conquista.