Prefeitura de Conceição do Jacuípe amplia acesso a especialidades médicas e facilita exames e consultas para a população

Teve início nesta quarta-feira (6/8), em Conceição do Jacuípe, a 5ª Edição da Semana da Saúde, uma ação anual promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa, que segue até sexta-feira (8), tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames e orientações especializadas de forma gratuita.
Ao longo dos três dias de evento, os atendimentos ocorrem das 8h às 17h no Centro de Especialidades, com uma oferta diversificada de especialidades médicas e serviços de saúde.

A secretária de Saúde, Mitsue Yoshida, destacou o compromisso da gestão com a ampliação da oferta e a continuidade do cuidado com a população. “O Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia 5, mas desde 2021 estamos fazendo ações a semana inteira. A cada ano, a gente traz uma inovação. Já trouxemos carretas, outros tipos de atendimento, ampliamos consultas… Fora do limite que a gente já oferta mensalmente, que já é uma quantia significante”, afirmou.
Ela revelou que só no mês de agosto, por exemplo, o município ofertará 900 exames de ultrassonografia, sendo 400 ofertados normalmente ao longo do mês e outros 500 disponibilizados exclusivamente durante a Semana da Saúde.

Organização e estrutura reforçadas
Mitsue reforçou que mais de 500 profissionais estão envolvidos na ação, desde o planejamento até a execução, o que inclui todas as unidades de saúde do município.
“A equipe inteira fica envolvida, todo mundo se envolve, porque a gente quer o bem da coletividade. A prefeita Tânia Yoshida (PSD) cobra isso da gente, está no plano de governo dela. O mais importante é o paciente ser acolhido, ser atendido, mas o principal disso tudo é ele ter o problema dele resolvido, o problema de saúde resolvido”, disse.

Entre os serviços destacados, estão ações desenvolvidas desde segunda-feira (4) em diferentes unidades e equipamentos como o CAPSI, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), CREM e o serviço de saúde instalado na Creche 24h. Também foram mencionados programas como o “Remédio em Casa”, que chega a fornecer medicamentos com valor mensal superior a R$ 40 mil para alguns pacientes.
“Temos fisioterapeuta em todas as unidades de saúde. E também especialistas que vão até as comunidades, para facilitar o acesso da população”, acrescentou.

Atendimento ampliado, sem necessidade de filas
Ela também orientou sobre como acessar os serviços oferecidos durante a Semana da Saúde. A população deve comparecer ao Centro de Especialidades com os documentos exigidos pelo Ministério da Saúde: documento de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de residência, título de eleitor e, quando houver, requisição médica e exames já realizados.
Mitsue enfatizou que não há necessidade de madrugar nas filas, principalmente nos dias normais, fora do período da Semana da Saúde. “A gente oferta essas vagas todos os meses, a gente não vai acabar com isso. É muito importante que as pessoas entendam que não precisa vir para a fila de madrugada. Não termina aqui, vai continuar”, garantiu.

Entre as novidades deste ano, está a presença de um carro e raio-X no local, que amplia a capacidade do exame e evita deslocamentos até o Hospital ACM.
Por fim, a secretária destacou que o trabalho da Saúde em Conceição do Jacuípe vai além das ações pontuais como a Semana da Saúde. Ela agradeceu à prefeita Tânia Yoshida e ao vice-prefeito Yambó por acreditarem nos projetos desenvolvidos pela pasta. “Logo em seguida vai vir o Outubro Rosa, o Novembro Azul, mas não é só esses meses, é o ano inteiro a gente trabalhando isso.”

Depoimentos confirmam qualidade no atendimento
A iniciativa já recebeu elogios de moradores que foram atendidos no primeiro dia. O cozinheiro Daniel Maia relatou que ficou impressionado com a organização do evento e com a atenção dos profissionais envolvidos.

“Quando eu cheguei até me assustei um pouco com o tamanho da população, mas o atendimento foi maravilhoso. Foi a peça-chave para dar tudo certo. Recomendo que o pessoal venha, porque vai ser atendido da melhor forma.”

Quem também aprovou o atendimento foi Nayane Miranda, cuidadora de idosos e mãe do pequeno Josué Levi. Ela conseguiu resolver uma demanda pediátrica para o filho sem enfrentar qualquer fila. “Nem fila peguei. Precisava de uma consulta com pediatra e foi tudo resolvido muito rápido. Não tenho o que dizer da saúde em Conceição do Jacuípe.”

Já a aposentada Marinalva Santos das Flores destacou o alívio financeiro ao conseguir realizar um exame sem custos, e elogiou a estrutura do evento: “Eu ia pagar minha ultrassom e já não vou mais. O mutirão está bem organizado, tudo direitinho. Que venham mais desses como esse.”
Programação de atendimentos
Quinta-feira (7/8):
USG, ECG, Ecocardiograma
Angiologista, Ortopedista, Ginecologista
Oftalmologista, Nutricionista, Pediatra
Mastologista, Cardiologista
Carreta de Raio-X
Sexta-feira (8/8):
USG, ECG, Doppler
Angiologista, Reumatologista, Neurologista, Neuropediatra
Nutricionista, Psicólogo, Oftalmologista
Pediatra, Mastologista, Cardiologista
Carreta de Raio-X
IR PARA O ÁLBUM DE FOTOS
CONFIRA!
Ver essa foto no Instagram
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606