Bahia lidera ranking nacional de facções criminosas, aponta levantamento

Estado concentra 17 organizações, superando até São Paulo e Rio de Janeiro, berços do PCC e CV

A Bahia é o estado com maior número de facções criminosas em atuação no Brasil, segundo levantamento divulgado neste domingo (10) pelo O Globo, com base em dados das secretarias de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Ministérios Públicos estaduais.

PortoBello lança promoções especiais para o Dia dos Pais em Conceição do Jacuípe

Ao todo, 17 facções operam no território baiano — cinco a mais que Pernambuco, segundo colocado com 12, e sete a mais que São Paulo, onde surgiu o Primeiro Comando da Capital (PCC). Em comparação ao Rio de Janeiro, berço do Comando Vermelho (CV), a diferença é ainda maior: 13 grupos a mais.

Reprodução

O cenário baiano é marcado pela fragmentação. Além do PCC e CV, atuam no estado facções de origem local, como o Bonde do Maluco (BDM) — que já alcançou atuação interestadual — e outros 14 grupos: Raio B, Raio A, Tropa do KLV, Bonde do Neguinho (BDN), Bonde do SAJ, Honda, Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), A Tropa, Campinho (CP), Katiara, Mercado do Povo Atitude (MPA), Anjos da Morte (ADM), Daniel Gomes/Pedro Gerônimo/Maria Pinheiro (DPM) e Keikinho e Kila (MK).

Especialistas apontam que a escalada da violência na Bahia é impulsionada pela disputa por territórios entre facções. Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma que a expansão de portos e rodovias e o histórico de facções de base prisional intensificaram o cenário.

Para o cofundador da Iniciativa Negra e especialista em segurança pública, Dudu Ribeiro, políticas públicas ineficientes e a ausência de controle de armas alimentam o conflito. “A região Nordeste se tornou rota estratégica para o mercado internacional de drogas, e as ações estatais, em vez de desmontar as organizações, acabam favorecendo a letalidade e o fortalecimento dessas facções”, alertou.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics