Prefeito nega pagamento de retroativos a servidores e culpa tarifaço de Trump

Sindicato rebate justificativa e aponta má gestão como causa da crise financeira

O prefeito de Pedro do Rosário (MA), Toca Serra (PCdoB), comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal que não irá pagar os valores retroativos de promoções, progressões e quinquênios devidos a professores e agentes educacionais.

Veja as fotos da inauguração do novo prédio da Mondial com refeitório e áreas de descanso para colaboradores

Na justificativa, o gestor alegou que a medida foi motivada por sanções econômicas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que teria determinado tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao país. “Essa determinação prejudicará extremamente a importação de produtos brasileiros ao EUA [sic] e, por consequência, a arrecadação de tributos pela União Federal e o repasse para Estados e Municípios”, escreveu o prefeito.

No entanto, dados do Monitor do Comércio Exterior Brasileiro mostram que Pedro do Rosário não exportou nenhum produto em 2025, o que contradiz a explicação. O sindicato reagiu com uma nota pública afirmando que a crise da prefeitura não tem relação com sanções internacionais, mas sim com “uma gestão que prioriza outros interesses em detrimento do bem-estar dos trabalhadores e da população”.

A entidade também criticou a “falta de planejamento, a ausência de transparência e o desrespeito aos direitos trabalhistas” como as reais causas do problema. O vice-presidente do sindicato, Ismael Meireles da Silva, reforçou que os retroativos são referentes a 2023 e garantidos por lei.

“São direitos dos servidores municipais adquiridos em nosso plano de cargos e carreiras, aprovado por meio da lei municipal de Pedro do Rosário”, afirmou.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics