Pesquisadores identificam segredo por trás da “juventude” do sistema imunológico

Estudo da Mayo Clinic revela que alguns indivíduos acima dos 60 anos mantêm sistema imunológico jovem, porém vulnerável a doenças autoimunes.

Com o avanço da idade, o sistema imunológico tende a perder eficiência, aumentando o risco de infecções e doenças. Entretanto, cientistas da Mayo Clinic identificaram um fenômeno raro em que alguns idosos preservam a chamada “juventude imunológica” — um sistema imunológico tão forte quanto o de pessoas mais jovens.

Oportunidade! Espaço de eventos à venda em Coração de Maria, com piscina e área gourmet

O estudo, publicado nesta quinta-feira (14) na revista Nature Aging, analisou 100 pacientes com arterite de células gigantes, uma doença autoimune que afeta grandes artérias. A equipe liderada pela reumatologista Cornelia Weyand encontrou, nos tecidos afetados, células T com características de células-tronco, capazes de regenerar tecidos, mas que, nesse caso, impulsionavam a doença.

Segundo Weyand, apesar de manterem um sistema imunológico jovem aos 60 ou 70 anos, esses pacientes pagam um alto preço: o risco aumentado de autoimunidade. O coautor Jörg Goronzy ressaltou que o envelhecimento imunológico pode, na verdade, ser um mecanismo adaptativo para evitar tais doenças.

Os achados podem abrir caminho para o desenvolvimento de testes capazes de identificar pessoas com alta presença dessas células e, assim, prevenir ou tratar precocemente doenças autoimunes.

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics