Sem receber benefício há quatro anos, cadeirante vive de doações em Amélia Rodrigues

Lutando por dignidade, Ednalva vive há quatro anos sem o BPC e enfrenta dificuldades extremas para se manter.

O portal Fala Genefax esteve no bairro Itapicuru, em Amélia Rodrigues, para conhecer a história de Ednalva Barbosa, 50 anos, uma mulher cadeirante que enfrenta uma dura batalha para sobreviver desde que teve seu Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) cortado pelo INSS há quatro anos.

Foto: Fala Genefax

Ednalva, que está há 25 anos na cadeira de rodas, afirma que a suspensão do benefício a deixou em situação de extrema vulnerabilidade, dependendo de doações para adquirir fraldas, medicamentos e alimentos. “Cortaram o meu benefício e, desde então, vivo de ajuda. Minha medicação custa caro, preciso de fraldas e até a cadeira de rodas que uso está quebrada”, relatou.

A situação, segundo ela, é ainda mais grave porque o juiz já determinou a restituição do benefício em julho deste ano, mas o INSS não efetuou o pagamento. “O juiz aprovou, deu 30 dias para o INSS pagar, mas eles recusaram. Eu não tenho condições de trabalhar”, lamenta.

Foto: Fala Genefax

Além da própria condição de saúde, Ednalva sofre de depressão, ansiedade e pressão alta, ela ainda cuida da mãe acamada, de 91 anos, cuja aposentadoria é usada integralmente para as despesas básicas da idosa.

Diante dessa realidade, o apelo de Ednalva comoveu vizinhos, familiares e autoridades locais. O vereador Lucas Pires (PCdoB) se mobilizou e levou doações de fraldas e alimentos, fruto de uma ação conjunta com moradores de diversas comunidades.

Foto: Fala Genefax

“Essa ação é fruto de um esforço conjunto, contando com a participação dos moradores do Guará, do Oitizeiro e com o nosso apoio. Sempre que somos procurados, nós buscamos ajudar, enviando fraldas e colaborando com as ações solidárias. Estou sempre à disposição para ajudar no que for necessário, seja na realização de exames ou no acompanhamento da questão do benefício dela. É uma situação que exige nosso cuidado, atenção e carinho, e nós, juntos, podemos fazer a diferença”, afirmou o parlamentar.

Quem desejar ajudar pode contribuir por meio do PIX disponibilizado pela família na chave: (75) 98374-9368, em nome de Ednalva Barbosa Gomes.

Foto: Fala Genefax

As doações visam não apenas garantir medicamentos e alimentação, mas também a compra de uma nova cadeira de rodas para a moradora.

Assista:

FALA GENEFAX quer ouvir você!

Viu algo importante acontecendo no seu bairro? 📷🎥
Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (75) 99190-1606

Sua colaboração pode virar destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo
Web Statistics